Lula recebe delegação paralímpica do Brasil e celebra conquistas dos atletas

Lula: "Eu acompanho a luta dos atletas paralímpicos desde o meu primeiro mandato, em 2003" Foto: Ricardo Stuckert

Atletas dos Jogos Paralímpicos de Paris foram recebidos pelo presidente Lula, nesta terça (17), no Palácio do Planalto. Investimentos maciços do governo federal renderam ao país a quinta posição no quadro final de medalhas e status de ‘potência paralímpica’.

Em encontro celebrado no Palácio do Planalto, o presidente Lula recebeu, nesta terça-feira (17), os atletas que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris. A delegação brasileira bateu recordes e elevou o país à quinta colocação no quadro final de medalhas pela primeira vez. Tal desempenho é fruto de políticas públicas voltadas ao esporte e defendidas pelo Partido dos Trabalhadores (PT), como é o caso do programa Bolsa Atleta, lançado há 20 anos, durante o primeiro governo Lula.

O presidente fez questão de abraçar cada membro da delegação do Brasil que compareceu à cerimônia. O petista posou para fotos ao lado dos medalhistas de Paris e se emocionou, logo no início de seu discurso, ao falar da superação dos atletas paralímpicos. “Eu acompanho a luta dos atletas paralímpicos desde o meu primeiro mandato, em 2003”, afirmou.

Leia mais: Brasil encerra Jogos Paralímpicos em Paris com melhor campanha da história

“A gente sabe das dificuldades das pessoas que não têm nenhuma deficiência física. E a gente fica imaginando a dificuldade de uma pessoa que já tem problema e que tem muito mais dificuldade de fazer qualquer coisa. Que, muitas vezes, não tem a compreensão da própria família de que, mesmo que uma pessoa tenha deficiência, ela está apta a fazer um tipo de exercício, a praticar um tipo de esporte, em função da sua vontade, em função da sua disposição”, exaltou Lula.

Encontro com nossos atletas paralímpicos. 🇧🇷

[image or embed]

— Lula (@lula.com.br) September 17, 2024 at 4:02 PM

O presidente também assegurou que o governo federal vai permanecer investindo no esporte e nos atletas brasileiros. “Eu quero assumir um compromisso público: enquanto eu for presidente da República, não faltará estrutura para que vocês possam se preparar, de manhã, de tarde, de noite”, garantiu, sob aplausos e lágrimas da vitoriosa delegação paralímpica brasileira.

É sempre muito emocionante falar com os atletas paralímpicos porque eu acompanho a luta de vocês desde o meu primeiro mandato, em 2003. E sabemos da dificuldade das pessoas com deficiência nessa sociedade. Quando garantimos estrutura para o trabalho dos atletas, os resultados são excelentes.

— Lula (@lula.com.br) September 17, 2024 at 3:59 PM

Bolsa Atleta

O ministro dos Esportes, André Fufuca (Progressistas-MA), aproveitou a palavra para elogiar o Bolsa Atleta, chamado por ele de “o maior programa de incentivo ao esporte no mundo”. O Brasil enviou a Paris a mais robusta delegação de atletas paralímpicos da história: ao todo, foram 280, sendo que 274 deles recebem auxílio do governo federal. Das 22 modalidades dos Jogos, o país não competiu em apenas duas.

Leia mais: “A importância do Bolsa Atleta é indiscutível”, diz secretário do Ministério do Esporte

A atleta Mariana D’Andrea, campeã no halterofilismo paralímpico, agradeceu o apoio do governo federal. Ela atribui a medalha conquistada à presença do Ministério dos Esportes em sua trajetória. “Eu vejo que, graças aos meus patrocínios, Bolsa Atleta, Caixa Econômica Federal […] eu consigo viver só do esporte, eu consigo me dedicar e trazer essa tão sonhada medalha”, reconheceu.

“Fui a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro na nossa modalidade e eu agradeço muito pelo incentivo”, orgulha-se D’Andrea.

Outro medalha de ouro paralímpico, o velocista Petrúcio Ferreira também manifestou sentimento de gratidão. “É de grande importância saber que existe um programa como esse, incentivando os atletas paralímpicos, olímpicos, a acreditar no seu potencial, acreditar no seu trabalho”, disse, referindo-se ao Bolsa Atleta.

Leia mais:  Bolsa Atleta faz parte da trajetória de 100% dos medalhistas brasileiros em Paris

“A gente vive disso, vive para isso, em busca dos nossos sonhos. E um governo como esse, que nos abraça, que nos acolhe, e nos dá esse grande incentivo e suporte”, agradeceu Petrúcio.

PTNacional, com Ministério dos Esportes

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100