Em discurso contundente durante a abertura da 5ª Marcha das Margaridas, nesta terça-feira (11), o ex-presidente Lula parabenizou a luta histórica das mulheres camponesas e rechaçou os flertes golpistas da oposição ao governo Dilma Rousseff.
“Hoje é um dia para celebrar a força das mulheres e do povo brasileiro. A Marcha das Margaridas é uma das manifestações mais expressivas dos movimentos sociais e é feita por agricultoras familiares que trabalham dia e noite para produzir 70% da comida que chega nas mesas dos brasileiros”, afirmou Lula.
“Se tem uma coisa que o povo brasileiro aprendeu a fazer nos últimos anos foi sua própria história. Com a força do povo, a coragem e a garra das mulheres, não há ninguém que tente ameaçar o processo democrático que está implantado nesse País. Essa gente não percebeu que a eleição acabou em outubro e que a Dilma é a presidenta desse País?”, acrescentou o ex-presidente.
Lula foi bastante aplaudido quando informou que está planejando o roteiro para percorrer o País para dialogar com a população. “Estou preparando meu caminho para voltar a viajar por esse país. Quero ver se os nossos adversários estão dispostos a andar por esse país e discutir o que deve ser discutido”, disse.
A ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, foi uma das convidadas da mesa de abertura da Marcha e homenageou “duas grandes mulheres que ao longo de suas histórias não se vergaram frente a nada”: Margarida Alves e a presidenta Dilma Rousseff. “Mulher nenhuma pode aceitar o ódio de gênero, o ódio que não suporta ver uma mulher governando esse País”, destacou Eleonora.
E o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, ressaltou que as margaridas são “mulheres que estão ampliando a consciência do Brasil na perspectiva da igualdade de direitos e da diminuição da desigualdade social” e garantiu que o governo estará junto dos movimentos sociais “na caminhada para fazer do Brasil uma pátria livre, justa e solidária”.
Nesta quarta-feira as margaridas marcharão pela Esplanada dos Ministérios rumo ao Congresso Nacional, com saída do Estádio Mané Garrincha prevista para 7h. Às 15h ocorrerá o encerramento da Marcha, também no Mané Garrincha e com a participação da presidenta Dilma Rousseff.
PT na Câmara
Foto: Lula Marques/Agência PT