“O povo brasileiro vai recuperar o Brasil.” Foi com essa previsão que Lula começou a entrevista que concedeu nesta sexta-feira (28) à rádio Tiradentes do Amazonas (ouça a íntegra da entrevista abaixo). A fala ocorreu após o ex-presidente ser indagado sobre um tuíte que postou na quinta-feira, no qual destacou uma frase que ouvia da mãe, dona Eurídice, nos momentos de dificuldade: “Hoje não tem, mas amanhã vai ter”.
“Amanhã, o povo brasileiro vai recuperar o Brasil para o povo brasileiro. Amanhã, o povo brasileiro vai recuperar a democracia para este país. Vai recuperar o orgulho de ser brasileiro. Vai recuperar a nossa soberania. Amanhã, o povo brasileiro vai recuperar a primazia que nós tivemos durante todos os meus governos do orgulho de ser brasileiro, da respeitabilidade que nós tínhamos no mundo inteiro”, explicou Lula ao jornalista Ronaldo Tiradentes.
Quero ver o povo brasileiro tendo orgulho de chegar num aeroporto e mostrar seu passaporte. Sendo parabenizado por ser brasileiro. A gente já viveu isso. É possível consertar esse país. Tudo que conseguimos fazer foi porque o povo acreditou e teve esperança.
— Lula (@LulaOficial) May 27, 2021
“É preciso garantir que as coisas funcionem e o governo tem instrumento para fazer isso. O povo precisa sobreviver. São quase 15 milhões de pessoas que estão desempregadas neste país, além de outros milhões que deixaram de procurar emprego. Está aumentando o número de pessoas que estão morando na rua. E a fome, com a qual tínhamos acabado em 2012″, acrescentou.
CPI da Covid
Na avaliação de Lula, a CPI da Covid tem feito um ótimo trabalho para mostrar como Bolsonaro e seus ministros são responsáveis por muitas das mortes durante a pandemia. “Eu acho que Bolsonaro e a turma que trabalhou na saúde com ele têm que ser responsabilizados por uma boa parte das mortes que aconteceram neste país. É por isso que eu o chamo de genocida. A falta de oxigênio em Manaus é uma parte da responsabilidade do governo federal, que não cuidou, não deu atenção necessária”, ressaltou, após notar que os integrantes e ex-membros do governo têm ido à CPI para mentir.
“A falta de oxigênio em Manaus é responsabilidade do governo federal, que não cuidou, não deu atenção necessária” (Lula)
“Não é possível um general do Exército (Eduardo Pazuello), que deveria ter tido a grandeza de recusar ser ministro da Saúde, porque ele não entende nada de saúde, absolutamente nada… Ele aceitou o cargo, cumpriu apenas as ordens do Bolsonaro e foi lá para mentir na CPI“, disse.
O depoimento do Dimas Covas ontem na CPI desmascarou tudo que foi dito até agora pela turma do Bolsonaro. O que que aquele cara da Secom tinha que negociar vacina?! O Bolsonaro e a turma que trabalhou com ele são responsáveis por boa parte das mortes que ocorreram nesse país.
— Lula (@LulaOficial) May 28, 2021
Lula criticou o fato de Bolsonaro, cada vez mais acuado pelas investigações no Senado, ter ameaçado o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), com o fim da Zona Franca de Manaus. Durante live, na quinta-feira, o atual presidente disse: “Imagine Manaus sem a Zona Franca. Hein, senador Aziz?” Lula rechaçou: “A Zona Franca vai continuar porque a Zona Franca é o coração do desenvolvimento do estado do Amazonas. Não adianta o presidente ficar fazendo ameaça velada ao presidente da CPI, ao governador do estado. Ele tem que saber que a Zona Franca não foi criada para contemplar políticos. A Zona Franca foi criada para contemplar o estado do Amazonas e o povo do Amazonas, que deve ter direito de acesso ao trabalho e a dignidade que todo brasileiro deve ter”.
Bolsonaro, produto da mentira
Lula ressaltou que “não tem saída para o Brasil fora da política”. “Quem achar que fora da política vai consertar o Brasil vai quebrar a cara, como quebrou com Jânio Quadros, com Collor e está quebrando com o Bolsonaro. A saída é pela política e, por isso, é importante que a gente se junte para recuperar a democracia”, pregou.
Por isso, completou Lula, Bolsonaro é uma pessoa tão danosa par ao país. “Ele não é um cidadão normal. Ele é resultado de uma mentira, com a qual boa parte da imprensa contribuiu para negar a política. E toda vez que você nega a política, o que vem é pior.”
O Bolsonaro nunca trabalhou na vida, foi pro Exército, saiu de lá expulso, ficou 30 anos como deputado e agora tá na presidência da República se dando aumento de salário… Acha que eu tenho medo dele?! Eu nasci na rua, minha vida política é na rua.
— Lula (@LulaOficial) May 28, 2021
PTNacional