Lula: “O Piauí é a ‘coqueluche’ do Brasil na produção de energia renovável”

Lula durante encerramento da 10ª Caravana Federativa, em Teresina - Foto: Ricardo Stuckert

Evento em Teresina encerrou a 10ª Caravana Federativa e oficializou investimentos federais no Piauí, em educação, infraestrutura, habitação e transformação digital

“O Piauí está pronto para outra revolução, que é a da transição energética do mundo. Estou muito orgulhoso de estar aqui. Não só por minha relação de amizade, mas porque é um estado que está dando certo”. Com essas palavras o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resumiu o evento desta sexta-feira (21/6), em Teresina, que encerrou a 10ª Caravana Federativa e oficializou diversos investimentos federais no estado, nas áreas de educação, infraestrutura, habitação e transformação digital.

Um deles é o Complexo Portuário e Industrial de Luís Correia, o primeiro porto construído no estado. O outro foi a sinalização de apoio ao projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba, que envolve integração de hidrovia, rodovia e ferrovia, e será executado por meio de uma Parceria Público-Privada. “Eu quero dizer ao povo do Piauí e ao governador (Rafael Fonteles) que esteja certo: vamos contribuir para vocês terem o porto, a reclusa e fazer o rio Parnaíba virar navegável para transportar a riqueza desse estado”, disse o presidente.

Mais cedo, em entrevista a uma rádio piauiense, Lula já havia enfatizado a questão da transição energética. O presidente destacou que o estado é destaque na produção de energia renovável e que produz hoje seis vezes mais energia limpa do que o que consome. “Esse estado é a ‘coqueluche’ do Brasil na produção de energia renovável. Já produz seis vezes mais do que consome. Virou exportador. E agora quer ser exportador de hidrogênio, de aço verde, de soja verde”, listou Lula.

Íntegra do pronunciamento do presidente Lula

O governador Rafael Fonteles destacou o sucesso da Caravana Federativa em Teresina. O evento reuniu técnicos de diversos órgãos federais em painéis, palestras e oficinas sobre programas e ações sob responsabilidade do Governo Federal, numa iniciativa para aproximar prefeitos, vereadores e gestores locais de Brasília. “Nesses 20 anos, o lugar do Brasil que mais avançou nos indicadores sociais foi o Piauí. O estado virou case de sucesso em enfrentamento à pobreza e à fome. Por isso, a gente fica feliz de ver que nesse novo ciclo a gente de novo pode contar com o Governo Federal. A maior prova está simbolizada nesta caravana federativa”.

“Dos 224 prefeitos e prefeitas do estado, 205 estão aqui com seus gestores municipais. Já foram mais de 2.300 atendimentos. Cada gestor que veio aqui voltou com a colheita de mais investimentos, convênios, liberação de recursos, desenrolou ações. Isso é bom para o prefeito, para o secretário, mas é melhor ainda para as cidades”, destacou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Além de Padilha, o encerramento da caravana no Piauí contou com as presenças dos ministros Renan Filho (Cidades), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Juscelino Filho (Comunicações) e Laércio Portela (Secom), além das ministras Nísia Trindade (Saúde) e Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) e dos presidentes da Caixa, Carlos Vieira, e do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.

Leia MaisLula entrega 416 unidades habitacionais no Ceará: “Coisa mais sagrada é ter uma casinha”

Governo Digital

O presidente Lula assinou o Decreto que estabelece a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD). A iniciativa é resultado de amplo processo participativo com estados, municípios e sociedade civil em 2023 e 2024, e tem por objetivo articular e direcionar a Estratégia de Transformação Digital da Administração Pública da União, estados, Distrito Federal e municípios. O intuito é melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população, de forma inclusiva, transparente, participativa e sustentável.

Um dos pilares é a Carteira de Identidade Nacional, documento único emitido por todos os estados e que usa o CPF como número de identificação. A nova carteira permite a integração de dados e auxilia na melhoria da prestação de serviços. Para marcar o evento, o presidente Lula entregou a Carteira de Identidade Nacional aos estudantes Ashley Nayara Alencar da Silva e Pedro Henrique Souza dos Santos Gentil.

“O estado que mais emitiu carteira proporcionalmente à população é o Piauí, que já tem 20% da população com o novo documento. E vai conseguir, provavelmente, alcançar a nossa meta, talvez ainda nesse mandato do governador, de alcançar a população inteira, que é o nosso objetivo”, reforçou a ministra Esther Dweck.

Porto

O governador Rafael Fonteles e os ministros Silvio Costa Filho e Esther Dweck assinaram a certidão de disponibilidade de terrenos e espaços físicos em Luís Correia que permite a construção, em águas públicas da União, do terminal pesqueiro do Complexo Portuário Industrial em Luís Correia. A iniciativa representa o maior investimento do Piauí em obras de infraestrutura e será o primeiro porto marítimo do estado, gerando desenvolvimento e benefícios diretos à população. “É um porto de granéis sólidos e líquidos e um novo terminal pesqueiro para o estado. Não tenho dúvida de que depois desse porto o estado vai crescer em média de mais de 2% do PIB”, afirmou Silvio Costa Filho.

Leia MaisLula destaca importância dos bancos públicos: “Setor financeiro está preocupado em especular”

Minha Casa, Minha Vida

Durante o evento também foi assinada a autorização para a contratação de 1.351 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em seis municípios do Piauí: Água Branca, José de Freitas, União, Floriano, Piripiri e Teresina. O total do investimento chega a R$ 193,7 milhões. “Só aqui nessa assinatura são mais de 5.500 pessoas que vão ser atendidas, que vão ter o sonho da casa própria realizado”, afirmou Jader Filho.

Instituto Federal

A ministra Esther Dweck e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Paulo Borges da Cunha, assinaram contrato de cessão de uso gratuito de imóvel da União no centro de Teresina, com área de 3.584 m², para a implantação de polo de inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. A obra fomentará a inovação e apoiará o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Gestão e inovação

O governador Rafael Fonteles, a ministra Esther Dweck e a presidente em exercício da Fundação Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Natália Teles da Mota, também assinaram Acordo de Cooperação de adesão do Piauí ao Programa Nacional de Gestão e Inovação para a Melhoria da Gestão Estadual e das Prefeituras do Estado.

Cotas para mulheres

Rafael Fonteles, Esther Dweck e a Secretária das Mulheres do Governo do Piauí, Zenaide Lustosa, assinaram ainda o Acordo de Cooperação Técnica para garantir cotas para mulheres em situação de violência nas contratações públicas federais. Trata-se da implementação do Decreto 11.430/2023, que estabelece percentual mínimo de 8% de vagas para as mulheres em situação de violência doméstica e familiar nas contratações públicas dos órgãos e entidades federais no Piauí, o que representa mais de 100 vagas estaduais. A iniciativa contribui para a ruptura dos ciclos de violência e vulnerabilidade.

Leia MaisLula anuncia R$ 1,6 bi ao audiovisual: “Reafirmamos a potência do nosso cinema”

 

Do Site do Planalto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex