Lula: “Ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China”

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula se encontra com o presidente chinês Xi Jinping, assina uma série de acordos comerciais e defende a ampliação das relações entre os dois países;

No segundo dia de compromissos na China, Lula e sua comitiva de ministros foram recebidos, nesta sexta-feira (14), pelo presidente Xi Jinping na Praça da Paz Celestial, em Pequim. Foram saudados com um “bem-vindo” dado por crianças e por uma banda que tocou canções brasileiras, além dos hinos dos dois países.

Em seguida, Lula e Xi depositaram flores no Monumento aos Heróis do Povo e entraram no Grande Palácio do Povo. Ali, assinaram 15 acordos de relação comercial, cooperação para desenvolvimento de tecnologias e intercâmbio de conteúdos de comunicação, antes de uma reunião estendida e outra reservada entre os dois líderes.

Ao chegar ao Palácio, Lula disse desejar que a relação entre Brasil e China “transcenda a questão comercial” e lembrou da visita que fez, na quinta-feira (13), ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, em Xangai. 

“Ontem fizemos visita à Huawei, em uma demonstração de que queremos dizer ao mundo que não temos preconceito em nossas relações com os chineses. Ninguém vai proibir que o Brasil aprimore a sua relação com a China”, disse o presidente.

Uma das empresas mais avançadas no desenvolvimento de tecnologia 5G, a Huawei se comprometeu a apoiar o desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio de parcerias com foco em conectividade, inclusão digital, educação, saúde e reindustrialização. 

A companhia chinesa, que atua há 25 anos no Brasil, já desenvolve, por exemplo, projetos de conectividade digital em zonas remotas da Amazônia e ações para conectar escolas públicas.

Xi, por sua vez, disse que as trocas com o Brasil é uma das prioridades da China e chamou Lula de “bom amigo”.  “A China coloca as relações com o Brasil em um lugar prioritário nas nossas relações exteriores. O senhor é nosso amigo de longa data e um bom amigo. Foi com a sua atenção e apoio que as relações China-Brasil conseguiram um grande salto.”

LEIA TAMBÉM: Com Lula, trocas comerciais entre Brasil e China deram um salto

Equilíbrio da geopolítica 

Na quinta-feira, ao participar da posse de Dilma Rousseff como presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Lula já havia defendido uma maior união de Brasil, China e outros países emergentes para que eles possam se desenvolver juntos.

Antes do encontro com Xi Jinping, Lula foi recebido pelo presidente da Assembleia Popular Nacional da China, Zhao Leji, e pelo primeiro-ministro Li Qianga. Lula reafirmou o desejo de ampliar as relações e trabalhar conjuntamente para “equilibrar a geopolítica mundial”.

“É com a China que a gente mantém o mais importante fluxo de comércio exterior. É com a China que nós temos a nossa maior balança comercial e é junto com a China que nós temos tentado equilibrar a geopolítica mundial discutindo os temas mais importantes”, disse Lula. “Queremos elevar o patamar da parceria estratégica entre nossos países, ampliar fluxos de comércio e, junto com a China, equilibrar a geopolítica mundial.”

Da Redação da Agência PT, com informações de G1 e Palácio do Planalto

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100