Uma multidão lotou a tradicional Plaza de Mayo, em Buenos Aires, na noite desta sexta-feira (10/12), para assistir ao evento de celebração dos 38 anos do retorno da democracia à Argentina, com participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do presidente argentino, Alberto Fernández, da vice, Cristina Kirchner, e do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica.
Aplaudido por milhares de pessoas presentes no ato, Lula agradeceu pelo apoio dos argentinos no período em que esteve preso injustamente em Curitiba. Ele fez um reconhecimento especial à solidariedade do presidente da Argentina, Alberto Fernández, que, enquanto candidato, foi visitá-lo na prisão.
Lula reafirmou seu apreço pelo país vizinho. Lembrou que em seu primeiro mandato escolheu a Argentina como primeiro país a visitar, como gesto de que trabalharia pela integração regional. Agora, é o último país que ele visita no ano de 2021 para agradecer pela solidariedade e apoio dos vizinhos.
“Venho para agradecer do fundo do coração, para agradecer a cada homem e a cada mulher da Argentina que prestaram solidariedade a mim, quando eu fui preso no Brasil. A mesma perseguição que me colocou em cárcere é a mesma perseguição que a companheira Cristina foi e é vítima”, disse Lula.
Lula também agradeceu “a cada sindicato, a cada estudante, a cada companheiro dos partidos políticos, a cada deputado e senador que prestou solidariedade, que foi para a rua fazer manifestação”.
Do www.lula.com.br