Lula, Mujica, Dilma e Rafael Correa defendem unidade latino-americana

A caravana Lula pelo Brasil começou na manhã desta segunda-feira (19) em Bagé, no Rio Grande do Sul. O presidente Lula chegou ao município acompanhado da presidenta legítima Dilma Rousseff e de vários deputados federais e lideranças do PT. À tarde, a caravana seguiu viagem até Santana do Livramento, cidade brasileira que faz divisa com Rivera, no Uruguai. Foi na fronteira dos dois países que Lula e Mujica – ex-presidente uruguaio se encontraram.

No evento realizado na Praça Internacional, além de Lula e Mujica, participaram do debate o ex-presidente do Equador Rafael Correa e Dilma Rousseff. Tarso Genro e Olívio Dutra – que foram governadores do Rio Grande do Sul e também ministros de Lula – dividiram o palco com os ex-chefes de Estado.

O debate girou em torno de propostas e alternativas para o desenvolvimento na América do Sul. Mas Lula logo falou sobre a perseguição que ele próprio e dirigentes do PT sofrem no Brasil: “O meu problema pessoal é muito pequeno frente aos problemas que os brasileiros estão enfrentando”. Ele se referiu ao desmonte do Estado brasileiro, o fim das políticas públicas e dos programas sociais criados por ele e Dilma, e a entrega do patrimônio brasileiro ao capital privado. Essas ações dos golpistas geram desemprego e o aumento da violência no País.

Lula ainda defendeu a necessidade de se retomar a unidade e a integração latino-americana, abandonada pelos governos neoliberais que comandam alguns países do continente, entre eles Brasil e Argentina. “Precisamos pensar em como reconstruir a unidade e a integração da América latina”, disse ao lado de Dilma, Pepe Mujica e Rafael Correa.

Divididos – Durante a fala de Mujica acabou a energia elétrica no local do evento. Mas logo depois o ex-presidente uruguaio denunciou o que chamou de uma “mudança muito forte na América Latina nos últimos anos”: a ascensão da preocupação econômica ao invés da social. Para o líder uruguaio, a esquerda precisa se unir. “Não somos nada se não nos juntarmos na América Latina. Eles nos querem pulverizados e divididos. Nós precisamos entender nossas diferenças e termos políticas comuns”, recomendou.

O ex-presidente do Equador, por sua vez, saiu em defesa de Lula. “A injustiça que se comete contra um homem, se comete contra toda a humanidade. O que estão fazendo com Lula é gravíssimo”, atacou Rafael Correa.

A presidenta Dilma também foi enfática ao criticar os desmandos dos golpistas: “Queremos lavar a alma do povo brasileiro. Precisamos lutar pela felicidade das pessoas”, discursou.

Santa Maria – A caravana Lula pelo Sul tem continuidade nesta terça-feira (20). A cidade que receberá a visita da caravana é Santa Maria. No município, Lula terá reunião às 14h com reitores e diretores de Institutos e universidades federais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E às 17h participa de ato da Reforma Urbana na Nova Santa Marta.

Carlos Leite

Foto: Rogério Tomaz Jr.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100