Lula leva multidão de brasileiros e brasileiras para a Esplanada dos Ministérios

Multidão na Esplanada acompanha posse de Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Centenas de milhares de pessoas marcaram dia histórico no Festival do Futuro, que iniciou pela manhã e foi até a madrugada

O dia mais esperado dos últimos quatro anos chegou com uma grandiosa festa popular em Brasília, palco da histórica posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Tomada por uma multidão de vermelho, a Esplanada dos Ministérios reuniu milhares de brasileiros e brasileiras,  em Brasília, no dia 1º de janeiro de 2023. Centenas de milhares de pessoas marcaram presença no Festival do Futuro desde o início da manhã até a madrugada desta segunda, dia 2.

A celebração pela vitória da democracia e pela prosperidade do Brasil iniciou com um Cortejo Abre-Alas de diversos grupos populares de Brasília. Artistas de blocos de Carnaval, de fanfarras e grupos de percussão abriram a programação de 12 horas de festival.

O Cortejo do Futuro iniciou às 10h da praça de alimentação, seguido do espetáculo ‘Brasília, Capital de Todos os Ritmos’, que aconteceu no palco Elza Soares.

Em uma hora de manifestação, os artistas apresentaram culturas populares e tradicionais brasileiras em múltiplas manifestações como o toré, o bumba meu boi, o afoxé, maracatus, fanfarras, violeiros, grupos de capoeira, samba rural, blocos de frevo, blocos de Carnaval, blocos Afros, povos originários, povos de matrizes africanas e fazedores de culturas populares.

Festas e cortejos populares são formas de manter vivas as características de uma região, de um povo, de um país. Compreender e celebrar a diversidade da nossa cultura foram os objetivos no cortejo e nos espetáculos durante o dia.

Diversidade Cultural do cortejo:

– Culturas Indígenas – Terena; Xukuru do Ororubá, Fulni-ô; Pankararu; Truká; Tuka; Kamniwá, Pataxó, Tingui Botó; Gavião; Guajajara; Kariri Xocô, Tucano, Guarani, Wapichana, Kariri, Krenak; Tikuna , Kokama, Bániwa, Potiguara, Tabajara, Xavante e Tupiniquim.

– Culturas AfroBrasileiras – Sambadeira de Roda; Grupo Nzinga de Capoeira Angola; Nzambi – Capoeira Angola;Formigueiro de Angola; Barracão Capoeira; Capoeirista do Brasil; Coletivo das Yabás; Renafro; Potma; Boi Jatobá; Boi Encanto do Itapõa; Grupo Vivendo e Batucando; Baque Mulher Brasília; Grupo Obará; Banda Batalá;

– Culturas Européias e Miscigenadas – Suvaco da Asa; Bloco “Eu Acho é Pouco”; Bloco Minhocão de Olinda; Orquestra Popular Marafreboi; Muralha Antifacista; Vai quem fica; Calango Careta; Maluvidas; Tropicaos; Capivaretas; Pedra Fundamental; Cumbias Psicodélicas; Violeiros do Brasil; Meninos de Ceilândia; Coletivo Circenses de Brasília; Mamulengos e Bonequeiros de Brasil; Cia Voar Teatro de Bonecos; Bagagem Cia de Bonecos; Mamulengo Presepada; Mamulengo Sem Fronteira; Circo Tupiniquim; Mamulengo Fuzuê; Mamulengo Jatobá; Cia Animalenda.

Shows até a madrugada

Após a cerimônia de posse do presidente Lula no Congresso Nacional, o público assistiu diversas apresentações com mais de 60 artistas e celebridades em shows divididos nos palcos temáticos Elza Sores e Gal Costa, que seguiu até a madrugada.

Em discurso emocionante, Lula também subiu ao palco e prometeu ao povo brasileiro que irá trabalhar para melhorar o Brasil.

Em clima de novo governo, os músicos transmitiram mensagens de satisfação, esperança e felicidade com Lula na presidência.

Teresa Cristina cantou Vai passar, de Chico Buarque; Aline Calixto entoou Tá escrito, do grupo Revelação; Zélia Duncan escolheu Toda forma de amor, de Lulu Santos; Paula Lima cantou, Olhos coloridos, de Sandra de Sá; Maria Rita tocou É, de Gonzaguinha; e Fernanda Abreu optou por É Hoje; de Caetano Veloso.

Entre as participações de artistas no Festival do Futuro estiveram presentes Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood, Salgadinho e Gog, Alessandra Leão, Chico César e Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre e Luê, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e Thalma de Freitas,  Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogéria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e Delacruz, Baiana System, Margareth Menezes, Aíla, Kâe Guajajara e Jaloo, Almerio, Doralyce, Luedji Luna e Zé Ibarra, Lukinhas e Urias.

O grande dia foi encerrado com show da Valesca Popozuda, junto com MC Marks e Mc Rahell.

Ao longo de todo o evento, o público contou com uma Feira Gastronômica e apresentações de Som na Rural e Kombinado.

PT Nacional, com informações do Correio Braziliense

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também