Lula lança orçamento participativo e cumpre promessa de campanha

Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Esse momento caracteriza, de fato, a retomada da democracia, a retomada da participação popular no governo.” Assim a assistente social Creuzamar de Pinho definiu o lançamento do PPA Participativo, nesta quarta-feira (19), em Brasília.

A iniciativa fará com que toda a sociedade brasileira possa debater e construir junto com o governo Lula o Plano Plurianual 2024-2027, lei orçamentária que define os principais objetivos do país pelo período de quatro anos.

Lula: “Quero e preciso ouvir vocês”

Garantir a participação da população na elaboração do orçamento público é mais uma promessa de campanha cumprida por Lula. O processo já foi iniciado, com a realização, nesta semana, do primeiro Fórum Interconselhos, uma das instâncias de construção do PPA e que reúne centenas de participantes de conselhos temáticos e movimentos sociais como Creuzamar.

Criado em 2011, o fórum foi extinto após o golpe de 2016. Volta agora mais forte do que nunca. “Tudo que nós criamos, eles destruíram. Destruíram achando que nós não voltaríamos. Mas ó nós aqui outra vez”, disse Lula na cerimônia, arrancando aplausos da plateia (assista à integra do evento no fim da matéria).

“O governo não sabe de tudo e tem que ouvir quem sabe, que é o conjunto da população brasileira”, afirmou o presidente. “Quero e preciso ouvir de vocês, da sociedade, as reais demandas e anseios do nosso povo, as cobranças e as críticas que forem necessárias”, completou.

 

Plenárias e sugestões pela internet

O PPA deve ser entregue ao Congresso até 31 de agosto, junto com a Lei Orçamentária Anual (LOA). Até lá, ele será construído com a população, que poderá participar de várias formas. 

Além dos Fóruns Interconselhos, que terão mais dois eventos em Brasília, serão realizadas plenárias estaduais nas 27 capitais do país. E também será lançada uma plataforma digital na qual qualquer cidadão poderá dar sua sugestão. Assim, o PPA será elaborado por milhões de brasileiros.

LEIA MAIS: Confira um tira-dúvidas sobre o PPA Participativo

“Depois de seis anos de desencontro do nosso país, ele se reencontra com a democracia participativa”, avaliou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo. 

“Quem vai dizer que Brasil nós queremos serão as senhoras e os senhores, que representam a sociedade civil organizada”, destacou a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Conselho de Participação Social

Na cerimônia, também foram empossados os membros do Conselho de Participação Social, criado por Lula em janeiro. Passaram a fazer parte desse colegiado representantes de 68 movimentos populares e organizações da sociedade civil (veja aqui a lista de integrantes).

A função prática do conselho é, por meio de reuniões periódicas com o governo federal, ajudar na elaboração e avaliação de políticas públicas. Mas, segundo uma de suas integrantes, Ceres Luisa Hadich, o objetivo é muito maior: “Nossa missão, acima de tudo, neste momento de reconstrução e retomada do Brasil, é fortalecer e defender a democracia”. 

 

PTNacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex