Lula lamenta morte do sociólogo italiano Domenico de Masi, formulador do conceito ‘ócio criativo’

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, , pelas redes sociais, a morte do  sociólogo italiano Domenico De Masi, aos 85 anos, ocorrida neste sábado em Roma, após uma doença rápida e grave.  “Estou surpreso e triste pelo falecimento do meu amigo, o sociólogo Domenico de Masi, que encontrei pela última vez, há menos de três meses, em Roma. Estava, como sempre, animado, com análises inteligentes e cheio de ideias e planos”, escreveu Lula.

“Intelectual incansável e homem público apaixonado, sempre foi um defensor das causas sociais, do avanço das conquistas humanas e de um mundo mais justo e solidário. De Masi sempre foi muito atento e carinhoso com o Brasil, sempre visitando o país e sem nenhum medo de se posicionar, mesmo nos momentos mais difíceis”, acrescentou o presidente brasileiro.

Lula disse que será “eternamente grato” pela visita que De Masi fez quando  estava preso arbitrariamente em Curitiba e assinalou ter ficado “feliz em poder reencontrá-lo na sua querida Itália.”

E acrescentou: “De Masi deixa uma imensa obra conhecida e valorizada em todo mundo. Deixa também muitos ensinamentos, alunos e admiradores. Meus sentimentos para sua companheira, Susi Del Santo, seus familiares e amigos.”

Tempo livre e criatividade

Domenico De Masi ficou mundialmente conhecido ao publicar o livro ócio criativo. No livro, ele defende que o tempo livre é positivo para estimular a criatividade. Ele era professor emérito de sociologia do trabalho na Università La Sapienza di Roma.

Em junho, o presidente Lula se encontrou com o sociólogo. Os dois conversaram sobre a conjuntura política atual no Brasil e na Itália, as questões sociais que preocupam os dois países e também abordaram a necessidade de se estabelecer a paz tanto na Europa quanto no resto do mundo.

No dia 15 de agosto, ele descobriu que estava doente enquanto estava em férias em Ravello, segundo o jornal italiano “Il Fatto Quotidiano”. A causa da morte não foi revelada.

O sociólogo nasceu em Rotello, em 1938. Ele é autor de mais de 20 livros, tais  como o “Ócio Criativo”, “Desenvolvimento Sem Trabalho”, “A Emoção e a Regra” e “O Futuro do Trabalho”.

Home office, desemprego em massa e crise econômica eram assuntos recorrentes para o sociólogo Domenico de Masi muito antes de a pandemia da Covid-19 reforçar velhos paradigmas e trazer novos dilemas para a humanidade.

Redação PT na Câmara, com governo federal e agências

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100