Lula isenta medalhistas olímpicos e paralímpicos de imposto

Orgulho nacional: até o início desta quinta-feira (8), o Brasil já havia conquistado 14 medalhas nos Jogos Olímpicos. Foto: Maria Ziehe/COB

Ao contrário de Bolsonaro, que taxou atletas que receberam medalhas nos Jogos Olímpicos de 2021, além de ter acabado com o Ministério dos Esportes, o presidente Lula valoriza o esporte nacional. Nesta quinta-feira (8), Lula editou Medida Provisória que isenta da cobrança do Imposto de Renda os valores recebidos por atletas olímpicos e paralímpicos como premiação pela conquista de medalhas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O texto da MP nº 1.251 foi assinado por Lula, pelo ministro André Fufuca (Esporte) e pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8).

De  acordo com a MP, valores recebidos por atletas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos pagos por Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) ficam isentos de tributação pelo Imposto de Renda. O texto informa que a regra começa a valer partir de 24 de julho de 2024, cobrindo, portanto, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, que estão em curso na França.

Para desespero dos bolsonaristas, que têm espalhado fake news sobre o assunto nas redes sociais, o presidente Lula celebrou mais essa conquista dos atletas brasileiros. “Editei Medida Provisória que isenta de Imposto de Renda os valores recebidos por atletas olímpicos e paralímpicos como premiação pela conquista de medalhas em Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, anunciou o presidente, emsuas redes sociais.

Também pelas redes sociais, a primeira-dama Janja da Silva comemorou o anúncio: “Aqui não tem fake news”, ressaltou Janja. “O governo do presidente Lula é isso, tem incentivo ao esporte, respeito e valorização aos nossos atletas. Momento histórico e mais uma vitória para os medalhistas olímpicos do Brasil”.

O presidenta Nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), também comemorou, conclamando a militância: “Faz o L”, tuitou .

Bolsa Atleta é referência para medalhistas

O ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, lembrou que o programa Bolsa Atleta, criado por Lula, apoiou a quase totalidade dos brasileiros que estão disputando os Jogos Olímpicos neste ano. “O Bolsa Atleta beneficia 247 dos 277 atletas brasileiros nos Jogos de Paris”, destacou Pimenta, pelo X.

O deputado federal Bohn Gass (PT-RS) denunciou as mentiras da extrema direita de que o ministro da Fazenda Fernando Haddad iria taxar os medalhistas. “Nossos medalhistas não farão como o inelegível, que ganhou joias de ouro dos árabes e escondeu em mochila de assessor para burlar a Receita”, disparou o deputado.

Quadro de medalhas

Até o início desta quinta-feira, o Brasil já havia conquistado 14 medalhas nos Jogos Olímpicos, em seis modalidades (atletismo, boxe, ginástica artística, judô, skate e surfe): dois ouros, cinco pratas e sete bronzes, na 18ª colocação na classificação geral dos Jogos. Os 14 pódios contemplaram 21 atletas (o Brasil foi bronze por equipes na ginástica artística e no judô).

Até o momento, 100% dos medalhistas são beneficiários do Bolsa Atleta ou estiveram em editais do programa ao longo de suas trajetórias esportivas. Nestes 20 anos de existência do Bolsa Atleta, o governo federal repassou R$ 1,77 bilhão em recursos, de forma direta, a mais de 37,5 mil atletas olímpicos e paralímpicos do país.

PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex