Em clima de comoção, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou nesta quinta-feira (21) na homenagem aos soldados brasileiros mortos no Haiti pelo terremoto que atingiu o país no último dia 12. Ele lembrou a coragem dos militares que fizeram parte da Missão de Estabilização das Nações Unidas no país, chamando-os de “bravos soldados do Exército Brasileiro”. Durante a cerimônia de honras fúnebres, na Base Aérea de Brasília, o presidente citou e agradeceu a cada um dos 18 mortos.
De acordo com o presidente, os soldados fizeram parte da “mais nobre missão humanitária já efetivada pelas nossas Forças Armadas.” Segundo Lula, os militares foram ao Haiti “levando a seguinte mensagem: vocês não estão sozinhos. Viemos aqui [ao país da América Central], em nome do Brasil, e trazemos segurança para suas famílias, trazemos paz, trazemos remédios, solidariedade e, acima de tudo, respeito.”
Ao lado da primeira-dama, Marísa Letícia, Lula prestou condolências e abraçou aos parentes das vítimas presentes à cerimônia. Estavam presente à cerimônia 59 familiares dos soldados mortos.
No total, 21 brasileiros morreram durante o terremoto de magnitude 7, que devastou o Haiti no último dia 12. Foram 18 militares mortos e 3 civis, entre eles o diplomata Luiz Carlos da Costa, número dois da missão das Nações Unidas no Haiti, e a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns.
Das agências