Lula: “Fui o único país do G20 que fez superávit primário nos oito anos de mandato”

Lula e o primeiro ministro de Portugal, António Costa (foto: Ricardo Stuckert)

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em coletiva concedida na sexta-feira (18), em Lisboa, junto ao primeiro-ministro português, António Costa, voltou a defender a inclusão social e o combate à fome como prioridades do seu governo.

“É uma vergonha o país que é o terceiro produtor de alimento do mundo, um país que é o maior produtor de proteína animal do planeta Terra, você ter 33 milhões de pessoas passando fome. E vocês sabem que a minha luta é uma luta incansável e eu, quando ganhei as eleições, falei a mesma frase que eu disse em 2003, a minha função é garantir que toda criança, que toda mulher e que todo homem possa tomar café, almoçar e jantar”, disse Lula, que viajou a Portugal depois de participar da COP 27 no Egito.

Lula também acenou para o crescimento do país com responsabilidade. “Ninguém tem autoridade para falar em política fiscal comigo porque durante todo o meu período de governo, eu fui o único país do G20 que fez superávit primário durante todos os meus oito anos do meu mandato. Eu aprendi com a minha mãe, que era analfabeta, que a gente só pode gastar o que a gente tem ou o que a gente ganha. Mas se a gente tiver que fazer uma dívida para construir um ativo novo, que a gente faça com responsabilidade, porque o país precisa voltar a crescer. Eu fui eleito para cuidar de 215 milhões de brasileiros e, sobretudo, das pessoas mais necessitadas. É importante que a gente apenas tome cuidado para não ser vítima da especulação. É importante que a gente saiba disso”.

Ele reafirmou que vai voltar a cuidar do povo brasileiro, aumentar o salário mínimo todo ano e gerar emprego e lembrou: “Quando ganhei as eleições, em 2003, o Brasil tinha uma inflação de 12% ao mês, desemprego de 12% ao mês, dívida pública interna de 60,5% e dívida com o FMI. Ao terminar o meu governo, a inflação estava a 4,5%, a dívida nossa tinha caído de 60,5 para 37,7, o Brasil tinha pagado a sua dívida para o FMI, e emprestou 15 bilhões de dólares para o FMI. Nós fizemos uma reserva de 370 bilhões de dólares, que é o que sustenta o Brasil até hoje”.

Do site lula.com.br

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex