Lula expande parceria entre Embraer e Força Aérea Portuguesa

Lula e o primeiro-ministro português, António Costa, diante da aeronave KC-390, entregue pela Embraer à Força Aérea Portuguesa Foto: Ricardo Stuckert/PR

Além de fornecer aviões militares de transporte, empresa brasileira passará a fabricar o caça A-29N Super Tucano em Portugal, ampliando as possibilidades de negócios com toda a Europa;

Lula conheceu, nesta segunda-feira (24), o fruto de uma semente que ele mesmo plantou, anos atrás, durante seu segundo mandato como presidente da República. 

Após participar do Fórum Empresarial Portugal-Brasil, em Matosinhos, ele e o primeiro-ministro português, António Costa, regressaram a Lisboa a bordo da aeronave KC-390, fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) para a Força Aérea Portuguesa (FAP).

LEIA TAMBÉM: Brasil e Portugal: 13 acordos selam “parceria para o futuro”

Avião de transporte militar, o KC-390 é resultado de uma parceria firmada entre os dois países em 2010. Construído pela Embraer, conta com parte das peças fabricada em Portugal, que atuou também na certificação internacional do modelo.

O avião que transportou Lula e Costa é o primeiro dos cinco que Portugal comprará do Brasil pelo montante de 872 milhões de euros. A aeronave também já atrai o interesse de outras nações.

Políticas de parceria

Os dois países, aliás, aproveitaram a visita de Lula para expandir a parceria nessa área. Após pousarem em Lisboa, o presidente brasileiro e o primeiro-ministro português assinaram um acordo para que a Embraer produza em Portugal o caça A-29N Super Tucano.

O acordo prevê a adaptação da aeronave aos padrões exigidos pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Assim, será possível para a empresa brasileira usar a parceria com Portugal como uma porta de entrada para a venda dos aviões na Europa.

LEIA TAMBÉM: Em Lisboa, presidente Lula participa da 13ª Cimeira Brasil-Portugal

“Essas duas parcerias são só um exemplo do muito que podemos fazer em conjunto”, disse António Costa. Lula, por sua vez, disse que “o Brasil voltou” e quer ampliar suas parcerias internacionais.

“Quando dizemos que o Brasil voltou é porque estivemos afastados do mundo nos últimos seis anos. O Brasil está preparado para voltar a ser um país grande, um país importante, um país atraente. E quer construir, definitivamente, políticas de parceria”, disse.

Fórum empresarial

Os discursos de Lula e Costa (assista abaixo) ocorreram durante o Fórum Empresarial Portugal-Brasil: Parcerias para a Inovação, que reuniu cerca de 200 empresários dos dois países. 

O objetivo do fórum é ampliar a parceria entre empresas brasileiras e portuguesas em áreas como transição energética, saúde, mobilidade e criação de startups.

Os presentes participaram de rodadas de networking e visitas técnicas a centros de desenvolvimento tecnológico e a uma empresa ligada à área de mobilidade para cidades inteligentes. Um encontro semelhante deve ocorrer em 2024, desta vez, no Brasil.

Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também