Lula expande parceria entre Embraer e Força Aérea Portuguesa

Lula e o primeiro-ministro português, António Costa, diante da aeronave KC-390, entregue pela Embraer à Força Aérea Portuguesa Foto: Ricardo Stuckert/PR

Além de fornecer aviões militares de transporte, empresa brasileira passará a fabricar o caça A-29N Super Tucano em Portugal, ampliando as possibilidades de negócios com toda a Europa;

Lula conheceu, nesta segunda-feira (24), o fruto de uma semente que ele mesmo plantou, anos atrás, durante seu segundo mandato como presidente da República. 

Após participar do Fórum Empresarial Portugal-Brasil, em Matosinhos, ele e o primeiro-ministro português, António Costa, regressaram a Lisboa a bordo da aeronave KC-390, fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) para a Força Aérea Portuguesa (FAP).

LEIA TAMBÉM: Brasil e Portugal: 13 acordos selam “parceria para o futuro”

Avião de transporte militar, o KC-390 é resultado de uma parceria firmada entre os dois países em 2010. Construído pela Embraer, conta com parte das peças fabricada em Portugal, que atuou também na certificação internacional do modelo.

O avião que transportou Lula e Costa é o primeiro dos cinco que Portugal comprará do Brasil pelo montante de 872 milhões de euros. A aeronave também já atrai o interesse de outras nações.

Políticas de parceria

Os dois países, aliás, aproveitaram a visita de Lula para expandir a parceria nessa área. Após pousarem em Lisboa, o presidente brasileiro e o primeiro-ministro português assinaram um acordo para que a Embraer produza em Portugal o caça A-29N Super Tucano.

O acordo prevê a adaptação da aeronave aos padrões exigidos pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Assim, será possível para a empresa brasileira usar a parceria com Portugal como uma porta de entrada para a venda dos aviões na Europa.

LEIA TAMBÉM: Em Lisboa, presidente Lula participa da 13ª Cimeira Brasil-Portugal

“Essas duas parcerias são só um exemplo do muito que podemos fazer em conjunto”, disse António Costa. Lula, por sua vez, disse que “o Brasil voltou” e quer ampliar suas parcerias internacionais.

“Quando dizemos que o Brasil voltou é porque estivemos afastados do mundo nos últimos seis anos. O Brasil está preparado para voltar a ser um país grande, um país importante, um país atraente. E quer construir, definitivamente, políticas de parceria”, disse.

Fórum empresarial

Os discursos de Lula e Costa (assista abaixo) ocorreram durante o Fórum Empresarial Portugal-Brasil: Parcerias para a Inovação, que reuniu cerca de 200 empresários dos dois países. 

O objetivo do fórum é ampliar a parceria entre empresas brasileiras e portuguesas em áreas como transição energética, saúde, mobilidade e criação de startups.

Os presentes participaram de rodadas de networking e visitas técnicas a centros de desenvolvimento tecnológico e a uma empresa ligada à área de mobilidade para cidades inteligentes. Um encontro semelhante deve ocorrer em 2024, desta vez, no Brasil.

Agência PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100