O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) afirmaram nesta quinta-feira (29), que o ex-presidente Lula está preocupado com o conturbado momento político pelo qual passa o País, “com a destruição da Amazônia, dos direitos do povo, das empresas públicas e dos ataques à democracia e à soberania nacional promovidos pelo governo Bolsonaro”. Apesar da preocupação, eles afirmaram que o ex-presidente, mesmo encarcerado, demonstrou disposição de lutar pelo País e provar a sua inocência. As declarações ocorreram após visita dos parlamentares ao ex-presidente na Sede da Polícia Federal em Curitiba.
Utilizando um megafone para relatar a visita ao ex-presidente, o deputado Paulo Pimenta disse aos participantes da Vigília Lula Livre, que Lula orientou que o momento é de organizar a resistência contra os retrocessos que o governo Bolsonaro tenta impor ao povo brasileiro. “O presidente Lula nos transmitiu uma disposição enorme e também preocupação com o momento político que o País está vivendo, e reforçou a necessidade que a gente construa com movimentos sociais, com partidos políticos, uma enorme capacidade de luta para defender a democracia, a soberania, os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras”, ressaltou.
O deputado Paulo Teixeira disse ainda que, apesar das preocupações, o ex-presidente está cuidando da saúde física e emocional. “Ele tem uma pilha de livros para ler, escreve e pratica exercícios diários na sala da PF onde está preso, na esteira e com pesos. E ele sabe tudo o que está acontecendo pelo Brasil”, revelou.
Sobre o processo que condenou Lula, o deputado Paulo Teixeira declarou que a cada dia fica mais evidente a farsa judicial montada pela Lava Jato. Ele citou como exemplo mais recente, a divulgação de mensagens trocadas entre procuradores da Lava Jato que comprovam o vazamento de informações para a imprensa a fim de forçar delações e manipular a opinião pública.
“Esta semana o ex-integrante da Lava Jato, o procurador aposentado Carlos Fernando dos Santos Lima, confessou em entrevista à Globonews que o candidato da Lava Jato era Jair Bolsonaro. Acho até que ele, o Dallagnol e os outros procuradores deveriam pegar um extintor de incêndio e ir apagar o fogo na Amazônia. Eles têm corresponsabilidade por tudo isso”, afirmou.
Esperança
O líder da bancada petista relatou também que o ex-presidente Lula tem a convicção de que sua inocência será provada, “como também as pessoas que o condenaram vão responder pelos crimes que cometeram”. “Logo ele vai estar aqui conosco, essa é a nossa esperança e é para isso que a gente luta”, declarou Pimenta.
Na mesma linha, o deputado Paulo Teixeira observou que tem a esperança de ver Lula livre em um curto espaço de tempo. “Eu tenho esperança que o Lula vai cruzar essa rua aqui em setembro, no mais tardar em outubro, e vem aqui dar abraços em vocês, e voltar a organizar o povo brasileiro e acabar com essa destruição do nosso Brasil”, disse o petista para os integrantes da Vigília Lula Livre.
Também estiveram presentes no ato os deputados federais petistas Enio Verri (PR) e Arlindo Chinaglia (SP); o presidente do PT/RS, deputado estadual Pepe Vargas; o presidente do PT/PR, Dr. Rosinha; o secretário de Comunicação do PT Nacional, Carlos Árabe; e o deputado estadual José Américo (PT-SP).
Assista o vídeo:
Héber Carvalho