O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou com o segundo lugar em uma pesquisa que indica a popularidade dos líderes pelos latino-americanos, enquanto Barack Obama, dos Estados Unidos, foi primeiro colocado e Hugo Chávez, da Venezuela, o último. A enquete foi realizada entre os dias 21 de setembro e 26 de outubro em 18 países da região. Foram entrevistadas 20.204 pessoas, com amostras representativas da população de cada país.
Lula, que liderou a enquete no ano passado, teve nota 6,4 (em escala que vai de 1 a 10). Obama, que foi avaliado pela primeira vez, recebeu nota 7 no estudo denominado Latinobarômetro.
Na parte de baixo da lista, Hugo Chávez teve nota 3,9. Logo a seguir, veio o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, com 4. O rei da Espanha, Juan Carlos I, é o terceiro colocado, logo após Obama e Lula, com nota 5,9, seguido pelo presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e a governante chilena, Michelle Bachelet, ambos com nota 5,8.
A seguir vieram os presidentes de Costa Rica e México (ambos com 5,7), Álvaro Uribe, da Colômbia (5,4), o uruguaio Tabaré Vázquez (5,3) e os líderes de Paraguai, Fernando Lugo, e Equador, Rafael Correa, ambos com 5.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, e a da Argentina, Cristina Fernández, tiveram nota 4,8. Alan García, do Peru, recebeu 4,7, enquanto Daniel Ortega, da Nicarágua, pior avaliado do ano passado, teve 4,3, suficiente para superar Fidel e Chávez.
Equipe Informes com agencias