Lula e movimento negro debatem evolução das políticas de igualdade racial

LulaMovimentoNegroRicardoStuckert

Lideranças e representantes do movimento negro estiveram na quarta-feira (22) no Instituto Lula, em São Paulo, para debater as políticas raciais brasileiras implementadas nos últimos doze anos e o futuro delas. Além de membros do movimento negro organizado, participaram quilombolas, acadêmicos, agricultores, deputados e representantes dos movimentos sindical, social, estudantil e da cultura.

Celso Marcondes, diretor do instituto, explicou que a principal ideia da reunião era ouvir os presentes e conversar sobre os próximos passos, para consolidar e ampliar o que foi conquistado. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos convidados que falassem não apenas sobre as conquistas, mas principalmente sobre o que ainda falta fazer.

A Seppir (Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial), criada em 2003, durante o governo Lula, foi citada como exemplo de realização positiva, assim como o Prouni, que garantiu a uma parcela dos jovens negros o acesso à educação superior. “Temos que dar um passo mais forte”, afirmou a ministra-chefe da Seppir, Nilma Lino Gomes. “Não podemos aceitar a convivência com o fenômeno do racismo, é preciso superar esse fenômeno”, completou.

Gilberto Leal, diretor da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), disse que o Brasil é exemplo em políticas para a população negra, “mas ainda temos muitos desafios”. Citou o projeto de redução da maioridade penal, a reforma política e as abordagens policiais como problemas a serem enfrentados pelo movimento negro e pela sociedade brasileira.

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) destacou a importância das políticas de igualdade racial. “Temos que defender esse projeto [iniciado no governo Lula] porque ele é majoritário”.

Ao final da reunião, o ex-presidente Lula relembrou conquistas recentes, como a criação de universidades federais, a ampliação do acesso ao ensino superior e afirmou que é “momento de repactuar”. Lula incentivou os movimentos a seguirem em diálogo na construção de uma pauta comum de reivindicações. Ele sugeriu novas reuniões para dar continuidade às discussões.

Equipe PT na Câmara, com Instituto Lula

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex