Lula é lançado candidato do PT à presidência da República; petistas anunciam luta pela vitória

Lançado oficialmente candidato a presidência da República nesta quinta-feira (25), durante reunião ampliada do Diretório Nacional do PT, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que aceita a missão com o objetivo de transformar o Brasil. “Quero ser candidato para ganhar as eleições e governar esse País”, destacou. Após ser aclamado por membros do diretório, deputados, senadores, governadores e lideranças de movimentos sociais e entidades sindicais, Lula lembrou que a condenação imposta a ele ontem (24) pelo TRF4, visava justamente impedir a sua candidatura.

“Sei que as pessoas que me condenaram ainda têm tinta na caneta e vão tentar impedir a minha candidatura. Vocês (dirigindo-se presentes ao auditório) precisam fazer essa candidatura avançar com a mobilização do povo”, observou. A reunião ampliada do Diretório Nacional aconteceu na sede nacional da CUT, no centro de São Paulo.

Após a aprovação unânime da candidatura de Lula, a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), declarou que o ex-presidente é a única opção do partido. “Não tem plano B”, ressaltou.

Durante a reunião, Lula criticou ainda a decisão do TRF4 que o condenou a 12 anos e um mês de prisão, sem provas. “O que está sendo julgado é a forma como nós governamos esse país. Querem criminalizar uma organização política que colocou o pobre pela primeira vez no centro da discussão social. O Lula é apenas a ponta de lança que eles querem tirar do jogo. Sou um cidadão que acredita nas instituições. Nós vamos recorrer naquilo que for possível recorrer e batalhar até o final”, prometeu.

O ex-presidente disse ainda que apesar da perseguição judicial e midiática contra ele, a maior parte da população entende porque querem condena-lo. “Nós conseguimos nos últimos meses passar para a sociedade a questão política que está em jogo. Eles podem ter ganho a narrativa na grande mídia, mas perderam na consciência do povo brasileiro”, observou.

Sobre uma possível tentativa de alijar Lula da disputa, Gleisi Hoffmann avisou que a manobra não será aceita pelos apoiadores do ex-presidente. “Eles não têm candidato a oferecer ao Brasil. Por isso não querem Lula. Querem uma eleição com alguém que defenda esse programa que está aí (do Temer), trocando apenas o rosto. Não vamos aceitar. Lula é candidato não só do PT, mas de parcela expressiva do povo brasileiro”, avisou.

Também presente à reunião, a ex-presidenta Dilma Rousseff destacou que a condenação de Lula é a segunda parte do golpe. “Sobrevivemos ao golpe do impeachment sem crime de responsabilidade e a tentativa de destruir a liderança popular do presidente Lula. Precisamos agora acumular força até a vitória em outubro”, conclamou.

Resistência– Ao também defenderem a candidatura de Lula, vários oradores alertaram para a necessidade de redobrar a luta para evitar manobras que visem a retirar o nome do ex-presidente da disputa.

Para o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), a decisão do TRF4 demonstra que será preciso muita luta para garantir a eleição de Lula. “A democracia está sendo pisoteada. Se em 1964 as elites recorreram ao quarteis, hoje recorrem à ditadura da toga. O caminho para a redemocratização é a eleição de Lula, a mobilização, a resistência democrática e a defesa da soberania”, disse.

Na mesma linha de pensamento, o deputado Wadih Damous (PT-RJ) disse que para enfrentar “a fascistização de parte do judiciário brasileiro, do ministério público e da polícia federal, com apoio da grande imprensa” será necessário um movimento de desobediência civil.

“Por isso vejo com bons olhos o que ocorreu ontem (24) em São Paulo, quando os manifestantes em defesa de Lula marcharam pela Avenida Paulista, desobedecendo a ordem do governo Alckmin. Não cabe a nós ficarmos de braços cruzados, respeitando decisões inconstitucionais. Se eles jogaram o país no fogo, não temos que fazer o papel de bombeiros”, declarou.

 

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100