Pesquisas divulgadas recentemente apontam crescimento recorde na aprovação do governo do presidente Lula em todas as regiões do País. No Nordeste, em particular no Estado de Pernambuco, o índice é de 95%. É o que diz a pesquisa do Instituto Exatta, realizado entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A bancada petista de Pernambuco atribui esse fenômeno ao trabalho desenvolvido e à atenção especial que governo dedicou ao nordeste brasileiro.
Para o líder do partido na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), a popularidade do governo Lula tem a ver com a melhoria de qualidade de vida da população nordestina. “Isso é resultado de muito trabalho. A aprovação recorde é sinônimo de competência e compromisso com a população mais necessitada do país. As pessoas veem o resultado desse governo. E essa é a leitura que o povo faz de um governo que tanto contribui para o crescimento da nossa região”, disse.
O deputado Pedro Eugênio (PE), avalia a popularidade de Lula no nordeste como “consequência natural”. Segundo ele, o governo procurou equilibrar a desigualdade social. “A população que estava fora do mercado de trabalho ganhou emprego e passou a ter acesso a políticas públicas. O resultado da pesquisa é reflexo positivo da ação do governo Lula. Ou seja, é consequência de uma política de desenvolvimento que tem como prioridade a melhoria de vida da maioria da população”, argumentou o parlamentar.
É um reconhecimento do povo de Pernambuco à direção correta que está sendo imprimida ao Brasil pelo presidente Lula. Essa é a avaliação do deputado Maurício Rands (PE). O parlamentar disse ainda que a avaliação positiva é reflexo de iniciativas estratégicas para o desenvolvimento da região.
“A infraestrutura das estradas, dos hotéis, dos hospitais. O Programa de Minha Casa Minha Vida, a integração das bacias de São Francisco, a construção da ferrovia transnordestina, os pólos industriais, como o de Suape, são exemplos que demonstram a forma diferenciada do governo enxergar a nossa região. A população de Pernambuco percebe que nunca o nordeste recebeu tanto investimento como no governo do PT”, avaliou Rands.
A média nacional de aprovação do governo do presidente Lula, segundo a última pesquisa do instituto Datafolha é de 76%.
Benildes Rodrigues