O ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff dividem o palco nesta quinta-feira (12) na cerimônia de abertura do 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores. O evento marca um dos momentos importantes da vida partidária. A reflexão sobre os 33 anos do partido e os 11 anos do governo do PT à frente do Executivo Federal será uma das tarefas dos 800 delegados que devem participar da primeira etapa do Congresso do partido.
Para o líder da bancada do PT na Câmara, que também participará do encontro, a presença das duas figuras mais ilustres do partido demonstra a importância que o PT tem na vida de seus militantes e dirigentes.
“A presença do presidente Lula e da presidenta Dilma mostra a grandiosidade e o prestígio que o partido goza. Estamos saindo de uma eleição interna vitoriosa. Não há motivo para nós abaixarmos a cabeça. Temos que seguir em frente, sem fugir da luta. A maior contribuição que temos que dar neste momento, é mobilizar o PT para continuar transformando o Brasil”, enfatizou Guimarães.
O líder do PT disse ainda que o partido vive um momento “fundamental” na formulação de pontos programáticos para a eleição presidencial de 2014. “Um dos objetivos deste Congresso é abrir o debate sobre a nossa trajetória e fazer um balanço dos 11 anos de governos liderado pelo PT e aliados. Precisamos definir o governo que queremos daqui para frente. O nosso governo tem que avançar em várias formulações e o PT tem que ser esse grande formulador”, argumentou.
A abertura do encontro acontece nesta quinta-feira, às 19 h, no Centro de Convenção Brasil 21, em Brasília.
Benildes Rodrigues