O ex-presidente Lula chegou a São Bernardo do Campo na manhã deste sábado (02) para velar seu neto Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu nesta sexta-feira (1º) aos sete anos de idade em decorrência de uma meningite meningocócica. Lula deixou a superintendência da Polícia Federal de Curitiba, onde está preso injustamente desde o último mês de abril, por volta das 7h.
O velório acontece na manhã deste sábado e a cremação do corpo de Arthur está prevista para o meio dia no Cemitério Jardim de Colinas em São Bernardo do Campo.
A Justiça Federal concedeu a saída temporária de Lula com base no artigo 120 da Lei de Execução Penal. O Ministério Público Federal (MPF) apresentou um parecer favorável e o Governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), disponibilizou uma aeronave para o transporte do ex-presidente.
Em janeiro, a defesa do ex-presidente havia pedido liberação para que ele fosse ao velório de seu irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá, com base no mesmo artigo da Lei de Execução Penal.
À época, instâncias da Justiça negaram o direito de Lula e o caso foi levado para o Supremo Tribunal Federal, onde o Ministro Dias Toffoli expediu a autorização. No entanto, a decisão foi tomada na hora em que o sepultamento estava marcado para ocorrer, sem que houvesse tempo hábil para o transporte do ex-presidente.
Da Agência PT