O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou ontem que a área econômica redimensione recursos previstos no Orçamento da União para 2010 com o objetivo de preservar as ações de ajuda a população haitiana. O tema foi tratado na reunião dos ministros que integram a coordenação política, na segunda-feira.
Em fevereiro, o presidente deve visitar ao Haiti e informou que, em breve, a Marinha deve enviar um navio ao país caribenho para ajudar a população e as equipes que atuam nas operações de resgate e recuperação dos estragos causados.
O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que, na reunião, Lula alertou aos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo para a necessidade de ampliação dos recursos orçamentários previstos para o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). O órgão faz a logística de apoio como o deslocamento aéreo e gastos de suprimentos (água, alimentos) no Haiti.
Padilha ressaltou que sete carretas colocadas a disposição por empresas privadas já foram encaminhadas ao país para ajudar no transporte de água via República Dominicana. “Neste momento, a prioridade é verificar se os reservatórios foram danificados ou não bem como a qualidade da água”, disse o ministro.
Segundo ele, a coordenação dos trabalhos de segurança no Haiti deve permanecer sob a responsabilidade do Brasil. Padilha afirmou que esse papel foi designado pela própria Organização das Nações Unidas (ONU) e há condições de o país continuar garantindo a segurança haitiana. As informações são da Agência Brasil.
Equipe Informes