Lula cria Conselho de Participação Social e retoma diálogo do governo federal com movimento popular

Presidente Lula e ministro Márcio Macedo. Foto: Ricardo Stuckert

Após anos de desmonte, de falta de atenção e até de perseguições contra as lideranças populares do pais promovidos pelo governo Bolsonaro, a participação social retorna à pauta de prioridades pelo governo atual, conforme prometido durante a campanha eleitoral pelo presidente Lula.

Nesta terça-feira (31), no Salão Nobre do Palácio do Planalto (veja abaixo vídeo com a íntegra do evento), o presidente Lula assinou dois decretos que vão inaugurar essa reabertura de diálogo entre o governo federal e os movimentos sociais. O evento contou com a participação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo

Veja abaixo trecho da manifestação do presidente Lula:

“Ganhamos uma eleição, mas a causa, que nos fez chegar aqui, ainda está engatinhando para que a gente possa conquistar. Uma reunião como essa é gratificante para um presidente da República. Uma reunião como essa é gratificante para qualquer líder, de qualquer entidade do movimento popular. Mas é importante que a gente tenha consciência que essa é a primeira reunião, e é a primeira criação de uma organização de povo brasileiro para ajudar o Governo e cobrar do Governo, para que a gente possa fazer as coisas. Nós derrotamos um presidente, mas nós ainda não derrotamos o fascismo, que foi impregnado na cabeça de milhões de brasileiros”.

Pelos decretos assinados foram criados o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial, com reafirmação do compromisso de manter a interlocução permanente com os movimentos sociais e as organizações da sociedade civil na construção de políticas públicas.

Ouça as manifestações do presidente Lula e do ministro Márcio Macedo

O primeiro decreto trata da criação do Conselho de Participação Social,  com representantes de entidades e instituição sociais, incluído no relatório final do Gabinete de Transição Governamental a pedido do próprio presidente Lula.

Segundo o site oficial do Palácio do Planalto, o grupo técnico produziu um diagnóstico minucioso sobre o cenário da participação social no País nos últimos anos, e apresentou propostas para a retomada das institucionalidades e dos instrumentos de participação popular na elaboração e no controle de políticas públicas.

Veja trecho da manifestação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo:

“A partir de 2003, com a primeira vitória do presidente Lula, a cidadania ganha a expressão que lhe conferiu a Constituição da República. A participação social foi incorporada como um dos principais eixos do Governo. Foi colocada em prática a ampliação do diálogo com os movimentos sociais, com as organizações da sociedade civil e com os cidadãos e cidadãs; especialmente pela criação, reformulação e ampliação dos mecanismos de participação social como, por exemplo, as Conferências e os Conselhos Nacionais de Políticas Públicas”.

Ainda na transição foi apontada a necessidade de que o governo eleito consolidasse ações e estruturas participativas em todos os órgãos da administração direta e indireta da União, visando a construção de políticas públicas democráticas, assim como na mediação de conflitos.

O sistema será coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência, cujas novas funções estão centradas na coordenação do diálogo com as entidades sociais. A SGPR terá como missão organizar o debate com a sociedade de forma a garantir a participação social na formulação e execução das políticas públicas.

Da Redaçãocom Palácio do Planalto

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex