No dia em que completa 42 anos, o Partido dos Trabalhadores se consolida como a legenda preferida do povo brasileiro. Do mesmo modo, o ex-presidente Lula amplia sua popularidade no campo digital, assumindo a liderança em presença nas redes sociais entre os presidenciáveis. Levantamento da agência de inteligência em dados .MAP aponta que Lula atingiu 15% em presença digital, deixando Jair Bolsonaro para trás, com 11%. Ainda segundo a pesquisa, Sergio Moro despencou de 11% para 2%, enquanto João Dória registrou 1%. Ciro Gomes estacionou em 0,53%.
A pesquisa reflete tendência já registrada recentemente, quando Lula fechou o ano na dianteira em presença nas redes, segundo o IPD, Índice de Popularidade Digital, coordenado pela consultoria Quaest, e que analisa o desempenho de líderes nas redes sociais. Os números foram registrados logo após a viagem de Lula pela Europa.
Comunicação e militância
A popularidade do partido e de seu maior líder também é reflexo da disputa política travada pela militância do PT dentro e fora das redes e pela integração promovida pela comunicação da legenda. “Em sintonia com a mudança do quadro político, desde o ano passado nós estamos nos preparando para a disputa de 22”, afirmou o secretário de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, no mês passado.
As mudanças implementadas e aprofundadas pela Secretaria de Comunicação, desde então, sob orientação do partido, também contribuíram para reafirmar a liderança da legenda junto ao povo brasileiro. De acordo com pesquisa do instituto Datafolha, divulgada no final do ano, o PT é o partido com o qual os brasileiros mais se identificam. O PT é a agremiação preferido por 28% dos entrevistados.
PTNacional, com Folha de S. Paulo