Em uma emocionante carta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudou o 9º Congresso dos Metalúrgicos do ABC, que começou nesta quinta (18) e vai até sábado (20), em São Bernardo do Campo (SP). Em sua carta, ele conclamou a sociedade brasileira a reagir contra o desmonte “criminoso” do País e a entrega de “nossas riquezas, rasgando direitos e conquistas históricas dos trabalhadores”.
“É urgente defender a Petrobras, a Eletrobrás, os bancos públicos e todo o patrimônio construído com o esforço de muitas gerações. Essas empresas pertencem ao povo e são fundamentais para o país se desenvolver novamente, criando empregos e oportunidades. Não podemos permitir que sejam destruídas”, escreveu Lula.
O tema do 9º Congresso dos Metalúrgicos é “ Democracia em risco”. Lula sempre lutou pelos direitos dos metalúrgicos, sendo um dos líderes da histórica greve da categoria nos anos 70, no próprio ABC paulista.
Leia a carta na íntegra:
“Querido Wagnão, queridos companheiros e companheiras,
Esta mensagem é para saudar o 9º. Congresso dos Metalúrgicos do ABC. Fico feliz em saber que o nosso Sindicato continua debatendo as grandes questões da classe trabalhadora no Brasil. Esse debate é cada vez mais importante, porque é realmente criminoso o que estão fazendo com o nosso país, entregando nossas riquezas, rasgando direitos e conquistas históricas dos trabalhadores.
É urgente defender a Petrobras, a Eletrobrás, os bancos públicos e todo o patrimônio construído com o esforço de muitas gerações. Essas empresas pertencem ao povo e são fundamentais para o país se desenvolver novamente, criando empregos e oportunidades. Não podemos permitir que sejam destruídas.
Eu sei o valor dos metalúrgicos do ABC, porque foi com vocês que aprendi a lutar por um país melhor. E sei que o Brasil e a classe trabalhadora podem contar com o nosso sindicato para tornar este sonho possível.
Agradeço de coração a solidariedade que tenho recebido das companheiras e companheiros nesses tempos tão difíceis. É o que me faz ter certeza de que vamos nos encontrar novamente.
Um grande abraço do companheiro,
Lula”
Leia mais: Metalúrgicos do ABC fazem congresso ‘em tempos que não são de normalidade’
PT na Câmara com Agência PT