“Eu tenho que acordar e levantar todo dia e agradecer a Deus por fazer com que um nordestino saído do sertão de Pernambuco virasse metalúrgico e conseguisse chegar à Presidência desse país”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao iniciar seu discurso na cidade de Montes Claros na noite de sexta-feira (27), dia em que Lula completou 72 anos.
Ao lado da presidenta eleita Dilma Rousseff, Lula celebrou mais um ano de vida como não poderia deixar de ser: cercado pelo povo. E agradeceu. “Quando eu tinha 30 anos não imaginava que fosse conseguir viver o mesmo tempo que minha mãe viveu e hoje me dou conta que aos 72 anos já vivi mais do que ela. Deus foi muito generoso comigo”, disse.
Lula relembrou sua trajetória política e o longo caminho que o levou à presidência. “Eu só sou o que sou por causa de vocês. É a evolução da compreensão política de vocês que me fez chegar onde cheguei”, afirmou. Lula confessou que sentiu medo ao ser eleito em 2002. “Nunca fiquei com tanto medo quanto no dia em que ganhei as eleições. Me deu dor de barriga. A gente não podia errar, porque se a gente errasse nunca mais iam deixar um trabalhador chegar na Presidência”.
O receio de Lula, no entanto, se converteu em fé para ajudar a construir um Brasil para todos. “Deus foi mais generoso ainda quando ele fez com que o povo trabalhador deixasse de ser cidadão de segunda classe e passasse a ser o sujeito da História”, disse o ex-presidente, ao relembrar as conquistas sociais alcançadas durante seu governo.
Durante sua fala ao povo, Lula lembrou, várias vezes, diálogos com Dona Marisa, falecida em fevereiro deste ano. Ele também citou a mãe, com quem disse ter aprendido a respeitar as pessoas e a ser respeitado. “Para vencer na vida, você não tem nunca que se achar melhor do que ninguém, mas você também não pode se achar inferior a ninguém”.
A calorosa noite mineira foi encerrada com um bolo e um coro de parabéns, enquanto Lula assoprava as velas e fazia um desejo. Milhares de pessoas compareceram à Praça da Catedral, em Montes Claros, para cantar parabéns, homenagear e ver de perto o ex-presidente Lula.