Lula celebra Dia Nacional do Funk: “Cultura das periferias que conquistou o mundo”

Dia Nacional do Funk: o Projeto de Lei foi apresentado, em 2021, por Alexandre Padilha Foto: Ricardo Stuckert

Importância cultural do funk será celebrada anualmente todo dia 12 de julho. Lei foi sancionada pelo presidente no dia 30

“Como voz, identidade e resistência”, o presidente Lula instituiu o Dia Nacional do Funk, a ser comemorado anualmente em 12 de julho. A lei foi sancionada pelo presidente na terça-feira (30). Em suas redes sociais, Lula destacou a importância do funk como transformador social e seu valor cultural para o país.

“Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo”, destacou Lula. “Hoje ganhamos medalha com nossas ginastas em Paris e o funk estava presente! O funk é muito mais do que um gênero musical; é uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades. O funk é voz, é identidade, é resistência”.

O projeto de lei, originalmente apresentado em 2021 pelo deputado federal e atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, escolheu um dado em referência ao Baile da Pesada, realizado em 12 de julho de 1970 no Rio de Janeiro. O evento é considerado um marco do movimento funk no Brasil.

Veja Mais: Me Conta, Brasil – Periferia Viva (Episódio 11)

Padilha também comemorou a sanção da lei em suas redes sociais: “Projeto de Lei de minha autoria, que institui o ‘Dia Nacional do Funk’, foi sancionado pelo presidente Lula. Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo O funk é voz, é identidade, é resistência!”.

Expressão cultural

Viviane Martins, secretária Nacional de Cultura do PT, reforçou a relevância do funk como expressão cultural.

“Considerado uma das maiores manifestações culturais de massa do Brasil – e diretamente relacionado aos estilos de vida e experiências da juventude oriunda das favelas – o funk tem seu reconhecimento no governo Lula”, celebrou. “É justo, o estilo reflete a vida cotidiana em morros e comunidades. Becos e vielas de um Brasil profundo sustentáculo do que nós somos”.

Martins também destacou a história e a importância do funk para o povo brasileiro.

“Vale lembrar que o funk surgiu como uma ‘mescla’ entre os estilos R&B, jazz e soul. Genuíno, é uma maneira de expor as vivências do cotidiano. Ao mesmo tempo em que é visto como uma forma de manifestação cultural, também pode ser responsável pela inserção dos jovens no meio artístico e no ativismo social”, explicou.

“O preconceito existe e o mais forte é o linguístico contra as letras das músicas A sociedade elitista defende o português padrão como mecanismo de exclusão e discriminação, além de classificação do falante como elemento inferior, em geral, negros e pobres. O funk não é oriundo de ‘carentes’, é resultado de assuntos de potência que tem sua própria vida, voz e com Lula”.

A instituição do Dia Nacional do Funk representa um marco histórico para o gênero, que agora tem seu valor e impacto social oficialmente reconhecido.

Da Redação da Agência PT , com informações da Agência Brasil

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex