Conferência Mundial do Clima, pela 1ª vez em cidade da Amazônia, será realizada em 2025. Agenda do presidente inclui entregas do Minha Casa Minha Vida;
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará neste sábado (17) o estado do Pará para anunciar oficialmente a realização na cidade de Belém da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) , em novembro de 2025. A escolha da capital como sede foi oficializada pela ONU em 26 de maio deste ano.
Esta será a primeira vez que a cúpula do clima vai ocorrer na Amazônia, tema constante de quaisquer discussões sobre proteção ambiental e combate a desastres naturais em escala mundial.
A sugestão de uma cidade da Amazônia como sede da Conferência Mundial do Clima foi feita pela primeira vez em novembro de 2022 durante a participação de Lula, ainda presidente eleito, na COP 27 no Egito.
A candidatura da capital paraense foi oficializada em 24 de janeiro pelo presidente Lula durante a abertura da 7ª reunião de cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), ocorrida na Argentina.
Ao término do encontro, a reivindicação brasileira como país-sede da COP 30 contou com o apoio de 33 países da região latino-americana e caribenha, reiterada no comunicado final do encontro.
A visita de Lula é precedida pela criação do comitê organizador para a realização da COP 30 por parte do governador do estado Helder Barbalho (MDB).
Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU para ser sede da COP 30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um estado da nossa Amazônia. Tenho certeza que o @helderbarbalho e o povo do Pará estão preparados para promover a melhor COP… pic.twitter.com/exjqTTeuyt
— Lula (@LulaOficial) May 26, 2023
Minha Casa Minha Vida
A agenda de Lula pelo Pará ainda inclui a entrega de 222 casas do programa Minha Casa Minha Vida na cidade de Abaetetuba, no nordeste do Estado. Na cerimônia, o presidente estará acompanhado pelo ministro das Cidades, Jader Filho.
Em seguida, Lula assina a ordem de serviço para início das obras do Porto Futuro II, espaço dedicado a atividades econômicas ligadas à cultura e ao turismo, em Belém.
Da Redação da Agência PT