Em um café da manhã no Palácio do Planalto com a bancada do PT na Câmara e no Senado, nesta quinta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o papel dos parlamentares petistas na aprovação de matérias que ajudaram a consolidar os programas de governo em seus dois mandatos.
O presidente também elogiou o papel da militância do PT, especialmente durante a crise de 2005.
” Tivemos momentos delicados no Congresso e alguns chegaram a achar que nosso partido tinha acabado, mas com o PED (Processo de Eleição Direta) de 2005, com o comparecimento às urnas de 314 mil companheiros e companheiras, mostramos que o PT estava mais vivo do que nunca”, disse o presidente. Ele lembrou que a sua reeleição de 2006 foi difícil, mas nunca teve dúvidas de que conseguiria a vitória.
No Congresso, Lula lembrou que a bancada do PT ajudou a aprovar as principais matérias, mas reclamou de uma derrota no Senado: a derrubada da CPMF, que fez com que, nos últimos quatro anos, fossem retirados mais de R$ 150 bilhões da saúde. Segundo Lula, o desafio para a próxima legislatura (2011-2015) será o de garantir fontes de financiamento à saúde pública.
O presidente agradeceu nominalmente a cada um dos líderes do PT na Câmara nos últimos oito anos: Nelson Pellegrino (BA- em 2003); Arlindo Chinaglia (SP-2004); Paulo Rocha (PA-2005), Henrique Fontana (RS- em 2005/2006); Luiz Sérgio (RJ- 2007), Maurício Rands (PE- 2008); Cândido Vaccarezza (SP- 2009) e Fernando Ferro (PE- em 2010). “O papel da bancada do PT foi fundamental para que conseguíssemos aprovar 99% das matérias de interesse do governo”, comentou Lula.
GOVERNABILIDADE – O presidente falou também sobre a importância da bancada, junto com os partidos aliados, de dar sustentação ao governo da presidente eleita Dilma Rousseff. Ele lembrou que Dilma vai receber um governo em condições altamente favoráveis e fez questão de frisar que o Brasil de hoje diferencia-se radicalmente daquele de 2003, quando assumiu depois de oito anos de governo FHC. Citou como exemplo que o Brasil, atualmente, tem em construção as três principais hidrelétricas do mundo, a quatro principais refinarias e três das maiores ferrovias. “Só perdemos para a China em geração de empregos”, disse, ao recordar que em seus dois mandatos houve a geração de cerca de 15 milhões de novos empregos.
Lula pediu também para os petistas não deixarem de dar respostas aos adversários. Como recordou o líder Fernando Ferro, o presidente demonstrou ter ficado incomodado com o discurso feito na quarta-feira pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), derrotado nas eleições deste ano. Para Lula, o discurso de Jereissati foi marcado pelo ódio.
Lula pediu união na bancada e disse que é importante que a base eleja o presidente da Câmara na próxima legislatura. O presidente da República falou da importância de a bancada do PT se escolher um nome único e de consenso para a disputa da presidência da Câmara, para evitar problemas como o de 2005. Naquele ano, a bancada teve dois candidatos – Luiz Eduardo Greenhalgh e Virgílio Guimarães -, e acabou abrindo caminho para a eleição de Severino Cavalcanti (PP-PE).
Do café da manhã, realizado no Palácio do Planalto, participaram cerca de 90 deputados da bancada atual e eleitos para a próxima legislatura, além de senadores do PT. O líder Fernando Ferro entregou ao presidente da República um CD, em nome da bancada, com uma mensagem de Ano Novo e de agradecimento pelo seu desempenho à frente do cargo, o que garantiu ao Brasil um outro patamar de desenvolvimento econômico e social.
Paulo Paiva
Assista Aqui o video em homenagem ao Presidente Lula
{youtubejw}gSezAP4vZZo{/youtubejw}