Lula abre 78ª Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira, em Nova York

O Itamaraty considera que o discurso na ONU será o ponto alto da agenda internacional do presidente Lula neste ano. - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula da Silva desembarcou na noite deste sábado (16), em Nova York, nos Estados Unidos, onde participará da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) (veja abaixo a agenda).

Na ONU, Lula fará o discurso de abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, na terça-feira (19). Desde os primórdios da ONU, no fim dos anos 1940, cabe ao governo brasileiro, por tradição, fazer a primeira fala da Assembleia Geral.

No sábado, em Havana, Cuba, Lula participou da Cúpula do G77 + China, grupo que reúne 134 países e é o principal espaço para coordenação multilateral das nações em desenvolvimento no sistema ONU (veja como foi o evento e o discurso de Lula).

O Itamaraty considera que o discurso na ONU será o ponto alto da agenda internacional do presidente Lula neste ano, após presença em seguidos encontros estrangeiros, como os do Brics, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do G20.

Essa será a oitava vez que o presidente Lula irá abrir o encontro. Nos oito anos em que governou o Brasil em seus dois primeiros mandatos, ele deixou de comparecer apenas em 2010.

Agenda 

Neste domingo (17), o presidente participa de reunião com empresários e, em seguida, de jantar oferecido por Josué Gomes, presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

Na segunda-feira (18), Lula participa de agendas bilaterais com representantes de vários países. que integram a Organização das Nações Unidas.

Na terça-feira (19), o presidente do Brasil faz o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU.

Na quarta-feira (20), Lula participará do lançamento de uma iniciativa global para promoção do trabalho decente, ao lado do presidente dos EUA, Joe Biden.

 

Do PT Nacional, com site do Planalto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também