Lula, 76 anos: o verdadeiro líder que o Brasil precisa e merece

Lula pelo Brasil - Foto: Ricardo Stuckert

Nesta quarta-feira (27), dia em que o ex-presidente Lula completa 76 anos, o deputado Alencar Santana Braga (PT-SP), em artigo publicado na Tribuna da grande São Paulo, relembra a caminhada desse metalúrgico que se tornou presidente, numa trajetória que está profundamente ligada à própria história do Brasil no último meio século. “Quando falamos de Lula, falamos do ‘cara’ que fez o Brasil saltar de 13ª para a 6ª maior economia do planeta. Falamos do estadista que colocou o combate à fome e à pobreza na agenda prioritária do mundo globalizado e que foi reconhecido, copiado e premiado em mais de 100 países graças ao Bolsa Família”.

Para Alencar Santana, mais do que qualquer estatística ou lista de realizações, quando se fala de Lula podemos sintetizar o que ele representa em uma única palavra: dignidade. “A dignidade que ele garantiu a homens e mulheres, protagonistas sociais que passaram a perceber como bastante concreta, ao alcance da mão, a possibilidade de uma vida melhor para si e para seus entes queridos”.

O deputado conclui o artigo afirmando que Lula é o líder que o Brasil precisa e merece para voltar não apenas a sonhar, mas para efetivamente viver dias melhores.

Deputado Alencar Santana. Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados

 

Leia a íntegra do artigo:

Lula, 76 anos: o verdadeiro líder que o Brasil precisa e merece

Nesta data em que o pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva chega aos 76 anos, vale muito parar e pensar um pouco sobre a vida desse metalúrgico que se tornou presidente, numa trajetória que está profundamente ligada à própria história do Brasil no último meio século.

Migrante que deixou a sua terra em busca de uma vida melhor, o menino Lula certamente não poderia imaginar, sentado no banco de um pau de arara, que iria mudar para melhor a vida de milhões de pessoas e que iria inspirar tanta gente ao redor do mundo com o seu compromisso e o seu exemplo.

Compromisso de dedicar toda a sua energia para garantir mais igualdade e justiça social para um país tão rico, mas sempre tão governado apenas para um punhado de grupos econômicos. E exemplo de um líder capaz de promover as mudanças às quais se propôs.

Quantos governantes no mundo ocidental podem dizer que tiraram da pobreza 40 milhões de pessoas, um quarto da população do País? Quantos lideres podem bater no peito para dizer que saíram do governo, após oito anos de mandato, com uma aprovação recorde de 87%?

Acima de tudo, quantos políticos podem dizer que são amados e até idolatrados pela maioria da população e que esse sentimento é nada mais do que gratidão pelo que ele fez enquanto esteve à frente do País?

O nosso Lula entra nesse seletíssimo grupo e o seu currículo é vultoso, ainda mais quando se soma ao da sua sucessora, Dilma Rousseff, que deu continuidade a um processo de distribuição de renda e geração de riqueza e oportunidades que jamais havia sido implantado no Brasil.

Estamos falando de mais de 20 universidades federais, mais de 300 institutos federais, alargando o sonho de emancipação da juventude através dos estudos. Estamos falando de um orçamento duplicado na saúde e multiplicado seis vezes na educação. Estamos falando do pagamento da histórica e simbólica dívida externa com o Fundo Monetário Internacional (FMI) – que passou a ser devedor do Brasil – e com credores privados. Estamos falando do menor índice de desemprego da história e da maior quantidade de novos postos empregos de trabalho já criados em 200 anos de nação.

Falamos também da reestruturação do Estado, com o maior número de vagas criadas através de concurso público desde a proclamação da República. Do investimento nunca antes feito no Judiciário e nos órgãos de controle e fiscalização, como o Ministério Público, a Polícia Federal e outros.

Quando falamos de Lula, falamos do “cara” que fez o Brasil saltar de 13ª para a 6ª maior economia do planeta. Falamos do estadista que colocou o combate à fome e à pobreza na agenda prioritária do mundo globalizado e que foi reconhecido, copiado e premiado em mais de 100 países graças ao Bolsa Família.

Mais do que qualquer outra estatística ou lista de realizações, quando falamos de Lula podemos sintetizar o que ele representa em uma única palavra: dignidade. A dignidade que ele garantiu a homens e mulheres, protagonistas sociais que passaram a perceber como bastante concreta, ao alcance da mão, a possibilidade de uma vida melhor para si e para seus entes queridos.

E a dignidade de quem enfrentou, de cabeça erguida e com muita coragem, uma perseguição judicial que lhe tirou esposa, irmão e neto e lhe arrancou 580 dias de liberdade de uma forma ilegal, injusta e brutal.

Lula é o líder que o Brasil precisa e merece para voltar não apenas a sonhar, mas para efetivamente viver dias melhores. Parabéns, Lula! E volta logo, presidente!

 

Alencar Santana Braga é advogado e deputado federal (PT-SP). Foi vereador em Guarulhos (SP) e deputado estadual.

Publicado originalmente na Tribuna da grande São Paulo

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também