O novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), tomou posse nesta segunda-feira (3), afirmando que vai se empenhar para realizar as reformas política e tributária.
Em seu discurso, Luiz Sérgio disse que entra no cargo com “humildade para aprender” e disposto a ter uma “relação especial e de respeito” com os congressistas, com “amadurecimento” da relação entre governo e oposição.
“É fundamental a construção de uma reforma política efetiva, que contemple o desejo da sociedade por um sistema eleitoral ainda mais justo, que fortaleça o papel dos partidos, que resolva a questão do financiamento de campanha e diminua a margem da ocorrência de distorções na representatividade popular”, disse.
O novo ministro afirmou ainda que a pasta terá especial atenção na relação com os governadores, prefeitos e congressistas para formular mudanças na arrecadação de impostos e distribuição dos recursos. Luiz Sérgio se comprometeu ainda a ouvir os pedidos dos prefeitos e disse que a secretaria será a “embaixada” dos municípios no governo federal.
Ele repetiu ainda a expressão usada pela presidente Dilma Rousseff, em seu discurso de posse, de “estender a mão à oposição” e disse que esta será a diretriz da pasta. “Então, deputados da base, nada de ciúmes quando tiver dialogando com os líderes dos partidos de oposição”, alertou.
Luiz Sérgio começou a carreira política nos movimentos de base da Igreja Católica e ajudou a fundar no partido no início dos anos 80. Atuou também no movimento sindical da indústria naval e foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, sua cidade natal. Foi vice-prefeito do município de 1989 a 1992 e prefeito de 1993 a 1996. Hoje preside o diretório estadual do PT no Rio de Janeiro.
EI com agências.