O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) chamou de “ato de covardia” a atitude dos que atacam o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma. “Atacar o Presidente Lula e a Presidente Dilma, isso é um ato de covardia. Porque por detrás desse manto de coragem, os parlamentares que veem aqui atacar escondem os verdadeiros interesses que não têm coragem de defender. Não têm coragem de vir aqui defender que querem se posicionar contra o conteúdo nacional, para que os estaleiros voltem a ficar sucateados e fechados, como estavam à época do PSDB”.
De acordo com Luiz Sérgio, a Petrobras hoje sofre os mesmos ataques que sofria quando Getúlio Vargas a criou. “Naquela época, dizia-se que o Brasil não teria petróleo, que era um erro criar a Petrobras. Agora retomam o mesmo discurso contra a empresa e atacam como atacavam dizendo que o pré-sal era uma peça de ficção, sendo que hoje o pré-sal, em média, produz 668 mil barris de petroleo/dia. É isso que tem a cobiça e o interesse internacional, e os entreguistas de ontem fazem hoje aqui o mesmo discurso abdicando da soberania brasileira. É, na realidade, a cultura do vira-lata”, ressaltou o parlamentar petista.
Luiz Sérgio disse ainda que a corrupção precisa ser combatida, mas criticou aqueles que dizem que a corrupção começou agora. “A corrupção não é algo que se tenha iniciado agora. Ela precisa ser combatida hoje, amanhã e sempre. É um câncer que precisa ser extirpado da sociedade brasileira na luta por todos. Rotular a corrupção como sendo de A ou de B é também não querer debater de maneira séria a questão, porque só politizar a luta da corrupção é não descer profundamente ao centro da questão, que precisa unir toda a sociedade brasileira”.
Lembrou o deputado que aqueles que estão fazendo a delação premiada não foram indicações políticas, foram técnicos de carreira que ocuparam, inclusive, cargos significantes no Governo tucano. ” E que disseram que já no Governo tucano havia a política da propina, a qual é preciso combater, e com coragem”.
Gizele Benitz