O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) ocupou a tribuna da Câmara nesta quinta-feira (8) para alertar sobre as consequências que a paralisação da construção da usina nuclear Angra III, no estado do Rio de Janeiro, pode acarretar para o desenvolvimento do País e para a vida de milhares de trabalhadores que podem ficar desempregados.
“Angra III é a maior obra de geração de energia da Região Sudeste e Sul do Brasil e, portanto, sua conclusão é de fundamental importância para o suprimento de energia e ao processo de desenvolvimento, evitando os riscos de racionamento de energia no futuro”, observou o deputado. “A suspensão das obras de Angra 3 pode levar a demissão de mais de dois mil trabalhadores”, completou Luiz Sérgio.
O parlamentar se somou às vozes do movimento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Montagem Industrial de Angra dos Reis e Paraty (STICPAR), que luta em defesa dos empregos e pela continuidade das obras de Angra III.
Luiz Sérgio disse que Angra III é muito importante à geração de emprego, renda e ao desenvolvimento socioeconômico de Angra dos Reis e região. Ele frisou que as obras já geraram mais de três mil postos de trabalho e que há uma previsão de criação de mais de cinco mil empregos diretos nas obras de construção civil e mais de sete mil na montagem da usina.
O deputado assumiu o compromisso de atuar juntamente com a bancada do Rio na Câmara dos Deputados no sentido de evitar a paralização do empreendimento. “Vamos realizar gestões junto ao Ministério de Minas e Energia e demais órgãos envolvidos para que efetivamente as obras de Angra III não sejam paralisadas, evitando, de imediato, a demissão de mais de dois mil chefes de família”, afirmou o petista.
Benildes Rodrigues
Foto: Salu Parente