O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) confessou que ficou “abismado” com o que ocorreu na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), onde seu presidente, o jornalista Ricardo Melo, foi exonerado embora tenha mandato de quatro anos fixado pela Lei nº 11.652 de 2008.
“Quando aqui se debateu a criação da Empresa Brasil de Comunicação — é só pesquisar nas notas taquigráficas —o grande debate ficou centrado na questão de que seria uma televisão pública e não uma televisão de um governo. Por isso, o presidente teria que ter um mandato fixo, para ter independência e não se submeter à pressão do Governo”, defendeu o deputado.
Para Luiz Sérgio, “choca o fato de um governo provisório, que está iniciando, já desrespeitar uma lei. Isso passa um sinal ruim à sociedade. A Empresa Brasil de Comunicação passa a ser um órgão de divulgação do Governo ou da sociedade?”, questionou.
O jornalista Ricardo Melo está recorrendo à Justiça. “Espero que ele seja vencedor, porque foi nomeado em um ato jurídico perfeito”, disse Luiz Sérgio.
PT na Câmara
Foto: Salu Parente