O deputado Luiz Couto (PT-PB) repudiou, em plenário, a entrevista do comandante do Exército, general Villas Bôas, publicada pela Folha de S. Paulo, no último domingo (11), na qual ele confessa ter interferido diretamente para impedir que o Supremo Tribunal Federal concedesse habeas corpus ao ex-presidente Lula, em abril deste ano. “Ele disse que teria colocado uma canga no STF para impedir que Lula fosse solto. É triste que tenhamos isso aqui e não ver reação do próprio Supremo ao ouvir ou ler essa informação”, lamentou.
Luiz Couto alertou para os tempos sombrios que virão pela frente com o governo eleito. E leu parte do artigo “Os Dez Mandamentos de Bolsonaro”, do jornalista Alex Solnik. “Quero deixar registrado aqui da tribuna da Câmara, como alerta para o povo brasileiro, os dez Mandamentos de Bolsonaro:
1 – Deixar Lula apodrecer na cadeia. (…)
2 – Banir os vermelhos. (…)
3 – Criminalizar movimentos sociais. (…)
4 – Controlar a imprensa. (…)
5 – Controlar os partidos políticos. (…)
6 – Aprovar porte de arma. As brigas de trânsito nunca mais serão as mesmas. Episódios sangrentos que pipocam nos Estados Unidos poderemos ver entre nós.
7 – Acabar com casamento gay. Governos autoritários sempre combateram os diferentes, como na Itália de Mussolini, e na Alemanha de Hitler.
8 – Implantar o “Escola sem Partido”. Mussolini implantou propaganda fascista nas escolas; Hitler criou a juventude nazista.
9 – Expulsar Cesare Battisti. Um presente que visa estreitar os laços com a extrema-direita italiana, segundo um dos filhos de Bolsonaro.
10 – Fazer tudo o que Trump mandar”.
PT na Câmara