Luiz Couto (PB)

Filho de agricultores sem-terra, Luiz Couto nasceu em Soledade, pequena cidade encravada no Cariri paraibano. Mudou-se para João Pessoa em busca de melhores oportunidades para estudar. Graduou-se em Filosofia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e cursou Teologia no Instituto de Teologia do Recife/PE, ordenou-se padre em 1976 e logo se aproximou dos seguidores da Teologia da Libertação, corrente que defende mudanças progressistas na Igreja Católica.

Entrou para o quadro docente da UFPB, onde chefiou o Departamento de Filosofia e foi diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da universidade. Integrou o Conselho Universitário da UFPB e os conselhos estaduais de Defesa da Criança e do Adolescente e de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Filiou-se ao PT em 1985 e presidiu o diretório municipal de João Pessoa e o diretório estadual da Paraíba.

Foi deputado estadual duas vezes e desde 2003 é deputado federal, sempre eleito com o apoio dos movimentos sociais e setores progressistas da Paraíba. Na Câmara dos Deputados foi relator da CPI que investigou os grupos de extermínio no Nordeste, presidiu por duas vezes a Comissão de Direitos Humanos e Minorias e atuou ainda como titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Eleito em 2010, para o terceiro mandato e reeleito em 2014, Luiz Couto continuou atuando no combate à corrupção, ao crime organizado, à exploração sexual de crianças e adolescentes, à intolerância e ao preconceito. Foi vice-presidente da CPI de Combate ao Tráfico de Pessoas, membro da CPI de combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, presidente da Comissão Especial de Repressão ao Tráfico de Pessoas, vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Foi agraciado pelo Prêmio Congresso em Foco por 4 vezes. Recebeu também o maior prêmio de Direitos Humanos, concedido pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República. Este Prêmio consiste na mais alta condecoração do governo brasileiro às pessoas que desenvolvem ações de destaque nas áreas de promoção e defesa dos Direitos Humanos.

Em 2022 couto foi eleito com 54.851 votos.

 

Luiz Albuquerque Couto

Nascimento: 13/2/1945
Naturalidade: Soledade, PB
Profissões: Professor Universitário e Sacerdote Católico
Gabinete: Gabinete 442 – Anexo IV -(61) 3215-5442

https://twitter.com/luizcoutopt

  https://www.facebook.com/luizcoutopt/?locale=pt_BR

  https://www.instagram.com/luizcoutopt/?hl=en

ÚLTIMAS POSTAGENS