O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou em plenário a passagem do Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, 30 de julho. A data foi instituída pela ONU em novembro do ano passado. “Estamos trabalhando para apresentar uma legislação que não apenas possa fazer um trabalho preventivo, mas também punitivo contra aqueles que ganham dinheiro à custa do sofrimento e da dor das muitas pessoas que são traficadas”, disse o petista.
De acordo com Luiz Couto, este é o primeiro ano que a data é lembrada. “A questão foi implementada e amplamente debatida durante o período em que a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou os crimes de Tráfico de Pessoas neste país, durante a Campanha da Fraternidade, se mobilizou com entidades em diversas iniciativas, buscando a conscientização das pessoas”, disse.
O parlamentar petista lembrou que junto com o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi lançada pelas Nações Unidas a Campanha Coração Azul. “Este movimento visa ampliar o conhecimento e mobilização da sociedade, das instituições públicas e privadas, e das redes para o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Com a globalização e o crescimento das desigualdades sociais, o tráfico humano assumiu grandes proporções e gerou a necessidade de unir forças para combatê-lo, também no âmbito internacional, traçando estratégias efetivas de combate ao crime organizado”, explicou Luiz Couto.
Gizele Benitz