Em discurso na tribuna, o deputado Luiz Couto (PT-PB), destacou a importância do Partido dos Trabalhadores para o País. Segundo o deputado, “o PT é a mais exitosa experiência de construção partidária contemporânea, cuja origem está na luta dos trabalhadores, dos movimentos populares e comunitários e com legitimidade confirmada pelas pesquisas de opinião”.
Na avaliação de Luiz Couto, a grandeza do PT não se resume ao tamanho de suas bancadas parlamentares ou pelo reconhecido desempenho do governo federal e de seus ministérios, mas pela “democracia interna” do partido.
Para o deputado, uma das principais marcas do Partido dos Trabalhadores, que tem mais de um milhão de filiados em todo o território nacional, é a “democratização de suas instâncias”, através do Processo de Eleições Diretas (PED), onde os filiados elegem por voto as delegações para encontros e congressos partidários, além dos dirigentes municipais, estaduais e nacionais, com destaque para a eleição direta do do presidente de cada diretório.
Luiz Couto reiterou, contudo, que o PT não está imune aos desvios e aos vícios da política, que “por vezes comprometem a democracia partidária”.
Segundo ele, um partido construído por milhares de pessoas “corre o risco de sofrer ataques, inclusive, por parte de alguns de seus filiados como está acontecendo com o PT da Paraíba”. Luiz Couto citou “denúncias” do Secretário Estadual de Organização do PT, Josenildo Feitosa sobre “possível fraude” na homologação de filiados ao Partido dos Trabalhadores em João Pessoa.
Ivana Figueiredo.