O deputado Luiz Couto (PT-PB) elogiou em pronunciamento no plenário o Programa Mais Médicos que, de acordo com ele, “é bastante ousado, corajoso, e por isso causa polêmica”. O governo federal, acrescentou o petista, está tornando possível a missão que parecia impossível de prover e assegurar atendimento médico ao povo brasileiro. “A resposta será bem correspondida quando o programa começar a salvar vidas e o sistema de saúde pública começar a se elevar”, disse o parlamentar.
Luiz Couto criticou o que chamou de “tentativa de barrar o avanço” das ações em favor da saúde pública. “Não ultrapassamos e nem atropelamos nenhum tratado. Não escravizamos e nem maltratamos nenhum estrangeiro. Aliás, demos a oportunidade aqui no Brasil, para brasileiros e por necessidade chamamos estrangeiros. A reação de alguns setores é fazer ataques caluniosos e preconceituosos contra a medicina Cubana”, destacou o petista.
Portanto, disse ainda o deputado Luiz Couto, “a vinda dos médicos cubanos para o Brasil, não pode ser nem um tabu muito menos uma falsa tragédia produzida e promovida através de mentiras espúrias por interesses corporativos e de mercado a custa da dor e da morte do nosso povo mais pobre e humilde, que hoje padece porque a saúde no Brasil precisa avançar”.
Gizele Benitz