O deputado Luiz Couto (PT-PB) elogiou em plenário o trabalho da Polícia Federal (PF) na Operação Lava Jato, deflagrada esta semana em seis estados e no Distrito Federal e que prendeu 24 suspeitos acusados de participar de organização criminosa que tinha como objetivo a lavagem de dinheiro. “Parabenizo a Polícia Federal pela vitoriosa atuação e que desarticulou organizações criminosas que tinham como finalidade a lavagem de dinheiro em diversos estados”, explicou Luiz Couto.
De acordo com o parlamentar petista, o grupo investigado, “além de envolver alguns dos principais personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil é responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com crimes como o tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas, desvios de recursos públicos, dentre outros”.
Segundo informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, obtidas pela Polícia Federal, os suspeitos movimentaram mais de R$ 10 bilhões. A operação foi intitulada Lava Jato porque o grupo usava uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores.
Gizele Benitz