O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou, em plenário, a passagem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho. “Neste dia, o mundo se volta para esta missão árdua da erradicação do trabalho infantil, que é uma das piores formas de exclusão das crianças, pois as degrada na dura realidade da sobrevivência diária, ao mesmo tempo em que destrói seus sonhos e as oportunidades de um desenvolvimento integral no seu futuro”, disse.
O parlamentar petista citou dados que apontam que no Brasil há 3,3 milhões de crianças e adolescentes que trabalham de forma ilegal. “Muitas delas, sem direito a uma vida digna, ao acesso pleno à escola de qualidade, ao lazer, à convivência comunitária e familiar. Trabalhadores infantis estão cotidianamente sendo objeto de mutilação, intoxicação, sequelamento, adoecimento e acidentes no ambiente de trabalho”, lamentou Luiz Couto.
O deputado Luiz Couto defendeu a ampliação dos mecanismos que permitam reverter esta realidade. “Erradicar esse câncer em nossos países requer um esforço conjunto e integrado dos governos, da sociedade civil, dos trabalhadores e das empresas. Nós deputados e deputadas defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil, sendo nossa função/missão, acima de tudo, trabalhar para a superação da pobreza e da desigualdade que afeta o bem-estar e o desenvolvimento de milhões de crianças, suas famílias e comunidades em todo o mundo. Seja no Brasil, seja nos países que obtém um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano, sempre encontramos crianças que trabalham e são privadas do direito de viver sua infância de maneira plena, que é um direito que todos nós temos em nossas vidas” enfatizou o petista.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara