O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou em pronunciamento no plenário nota divulgada pela ASA Brasil – Articulação no Semiárido Brasileiro, juntamente com outros movimentos sociais de atuação no semiárido brasileiro, em defesa da manutenção do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), unidade de pesquisa integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com enfoque no semiárido brasileiro.
“Na nota relatam as entidades e os movimentos sociais que o Insa tem articulado conhecimento científico e popular, promovendo intercâmbio entre as diversas instituições de pesquisas, ensino e extensão na região, para promoção do desenvolvimento sustentável.
Portanto, rebaixá-lo à condição de coordenadoria, submetendo-o a um novo Instituto de Biomas, como propõe o MCTI, seria um atestado de ignorância técnica, um desrespeito político à região semiárida e, sobretudo, uma estupidez social sem precedentes com os povos e a esperança que brotam nas pessoas desse território”, destacou Luiz Couto.
De acordo com o parlamentar petista, o Insa hoje é referência internacional no debate sobre desertificação e os efeitos das mudanças climáticas em nosso Planeta.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara