O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou em pronunciamento no plenário a passagem da Semana Mundial da Água, comemorada no mês de agosto. O parlamentar petista elogiou a realização do congresso do Instituto Internacional da Água de Estocolmo, na Suécia, considerado referência para as questões que envolvem o uso, distribuição, economia e preservação da água no mundo inteiro.
Luiz Couto defende o engajamento da sociedade na questão dos recursos hídricos, não apenas do Brasil, mas de todo o planeta. “Não podemos permitir que esse bem maior que é mantenedor da vida e a fonte de toda a nossa energia, se desintegre da convivência humana e do mundo como conhecemos”. Ele citou dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e que revelam que, atualmente, cerca de 40% da população do planeta sofre com a escassez de água, uma proporção que aumentará até dois terços em 2050.
O deputado Luiz Couto elogiou ações do governo Dilma para a solução do problema da água na Região Nordeste. Ele citou a inauguração da primeira estação de bombeamento do eixo norte da transposição das águas do Rio São Francisco. “Mas, esta obra não impedirá que todos nós nordestinos estejamos conscientes sobre a absoluta importância de racionalizar o consumo de água em nosso dia-a-dia. E tal tarefa deve ser especialmente executada desde o pequenino até o mais velho de nosso País, no sentido de fomentar uma geração que cresça sob os parâmetros do uso racional de nossos recursos hídricos”, disse.
Ele sugeriu que, além de racionar a água com mais frequência, que se debata com mais agilidade a solução para a população mundial.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara