O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou em plenário o Dia Internacional da Síndrome de Down e o Dia Internacional da Discriminação Racial, celebrados em 21 de março. “São dois eventos históricos, conquistas importantes e lutas que ainda estão sendo travadas no País”, afirmou o petista.
De acordo com o parlamentar “é importante, cada vez mais, propiciar, efetivamente, às pessoas com síndrome de Down todas as condições dignas de vida e de trabalho. E é preciso, também, acabar com esse racismo que ainda existe no Brasil”, disse Luiz Couto.
Dados – O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em todo o mundo em 21 de março, chama a atenção da sociedade para a luta por direitos iguais, bem estar e inclusão das pessoas que nasceram com a síndrome.
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville.
Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo sendo uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos. Em memória a este massacre a Organização das Nações Unidas – ONU – instituiu 21 de março o dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial.
Gizele Benitz