Foto: Gustavo Bezerra
O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou em plenário a realização na próxima quinta-feira (21), às 10 h, no gramado em frente ao Congresso Nacional, do ato público “7 anos de Injustiça”. O movimento, organizado pela Comunidade Bahá’í do Brasil, é pela libertação de sete lideranças bahá’ís presas no Irã há sete anos.
“Trata-se de uma mobilização para fazer justiça aos povos da comunidade Baha’ís que estão presos no Irã, desde 2008, por professar sua fé. A ideia é reunir a sociedade civil, membros de diversas religiões e representantes do Estado, integrando o País na luta pelos direitos humanos e pela tolerância religiosa no mundo”, disse o petista.
Luiz Couto lembrou que existe um requerimento de sua autoria, em tramitação na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, que pede uma reunião com o Ministro de Relações Exteriores, Mauro Luiz Lecker Vieira, para tratar sobre as recomendações do Brasil ao Relatório de Revisão Periódica Universal, em relação à temática de direitos humanos no Irã.
Ainda, de acordo com o parlamentar petista, o povo Baha’í precisa de socorro. “Precisa ser acolhido para que possa professar sua fé que é um direito humano inerente, necessário ao desenvolvimento do indivíduo e à sua contribuição à sociedade.
Gizele Benitz