Luiz Couto alerta para índices “alarmantes” de violência no país

O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou em plenário dados da 5ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e que apontam que o Brasil, mesmo sendo um dos países que mais investem em segurança pública, cerca de 1,36% do Produto Interno Bruto (PIB), é o que apresenta uma das mais altas taxas de homicídios entre as nações do mundo: 21,9 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes.

“Chama a atenção o fato de o Brasil ter despesas com segurança pública que se equiparam com as realizadas por países desenvolvidos, mas as estatísticas da morte-matada vão num sentido contrário”, avaliou Luiz Couto. O Anuário foi produzido pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O parlamentar petista citou ainda outros dados da pesquisa que, de acordo com ele, “são desanimadores”: 27,7% das pessoas não confiam na Polícia Militar e 43% confiam pouco. “Com a Polícia Civil os números não são diferentes”, disse Luiz Couto.

Na avaliação do deputado existe “um disparate” com relação às variáveis: gastos elevados com segurança pública, altos índices de homicídios e pouca confiabilidade nas instituições policiais. Para ele, o caminho é outro. “Insistimos veementemente em dizer que há um erro de concepção, um erro no conceito de segurança pública e de enfrentamento à violência. Não vamos conseguir resultados promissores se continuarem enfrentando a violência com mais violência. Não iremos muito longe no sentido da paz se persistir a ideia de militarização da política de segurança pública”, disse.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também