O lucro da Petrobras no primeiro semestre de 2010, de R$ 16,02 bilhões, é o maior da história para o período entre empresas brasileiras de capital aberto. A melhor marca até então também era da estatal, de R$ 15,7 bilhões de janeiro a junho de 2008.
Os dados, da consultoria Economática, mostram não só os resultados de uma gestão competente, como também a importância estratégica da estatal para o País, afirmou o deputado Pedro Eugênio (PT-PE).
“A empresa, com o governo Lula, mostrou ter um papel estratégico para o desenvolvimento do País, pois foi valorizada e fortalecida, ao contrário do governo Fernando Henrique Cardoso, que queria a privatização total da estatal”, disse o parlamentar. Ele lembrou que FHC cogitou até mudar o nome da empresa para Petrobrax, para facilitar sua privatização para o capital estrangeiro.
Na opinião de Pedro Eugênio, o lucro recorde da Petrobras também serve para calar a oposição demotucana, que vem atacando a empresa por motivos eleitorais. “A Petrobras atua hoje em beneficio do Brasil, é um instrumento do desenvolvimento que solapa a tese dos tucanos de que o mercado resolveria tudo”.
O parlamentar recordou que a partir de 2003, com o governo Lula, as encomendas da Petrobras e de sua subsidiária Transpetro impulsionaram a indústria naval brasileira. Em 2002, último ano do duplo mandato de FHC, o setor naval empregava menos de 2 mil pessoas; agora, com Lula, são quase 50 mil empregos diretos, sublinhou Pedro Eugênio. “Passamos a encomendar navios e plataformas de petróleo aqui no Brasil, em vez de comprá-los no estrangeiro, como se fazia antes”.
Equipe Informes, com agências