A deputada Luci Choinacki (PT-SC) manifestou solidariedade em plenário às famílias atingidas pelo alagamento da barragem onde a Usina Hidrelétrica Garibaldi está sendo construída no município de Abdon Batista, em Santa Catarina. Para Luci Choinacki, a empresa Triunfo Rio Canoas, responsável pela obra da hidrelétrica, age com irresponsabilidade com a população local.
“Estamos encaminhando um documento para a Comissão de Direitos Humanos. Inclusive, queremos mostrar em nível internacional a irresponsabilidade da empresa, porque ela é responsável, assinou um contrato e até agora não está cumprindo sua parte”, afirmou a petista.
Em julho, as comportas da Barragem Garibaldi foram fechadas e as águas do Rio Canoas subiram, atingindo propriedades e estradas e, segundo as famílias atingidas, nem todos os direitos foram pagos pela empresa responsável pelo empreendimento.
Luci Choinacki defende que o Ministério Público Estadual “faça a defesa dos trabalhadores na questão ambiental, tomasse o lado de quem está sofrendo”. Ela acrescentou que há várias famílias que ficaram sem lugar para plantar e outras que ficaram sem as casas “e eles querem terra para seguir sua vida melhor do que antes do empreendimento, conforme a empresa pregava”, disse.
“Isso é um crime contra os direitos humanos, é um desrespeito às pessoas. A empresa é irresponsável, não merece fazer mais nenhuma obra pública, por causa da forma como ela trata os trabalhadores e pelo desrespeito ao povo”, finalizou a deputada Luci Choinacki.
Gizele Benitz